Em noite de glória para o colorado gaúcho e um jogo difícil, Alan Patrick converteu três vezes para o Internacional de Porto Alegre, que se garantiu na liderança do grupo na Taça Libertadores da América na noite desta quinta-feira (10).
Jogando para uma torcida expressiva acima de 42 mil pessoas, o meia colorado fez o chamado hat-trick, contra a forte equipe do Atlético Nacional de Medellin.
Na linguagem futebolística o hat-trick é quando um atleta marca três vezes na mesma partida, mas se traduzido ao pé da letra, não isso que quer dizer.
Hat é chapéu e trick é truque. Mas como virou sinônimo desta linguagem futebolística?
A origem do termo é apontada para o século XIX. A expressão teria surgido no críquete, em 1858, quando um jogador fez três pontos seguidos e depois ganhou um chapéu recheado de dinheiro colhido numa vaquinha.
Em alguns países, chamam de triplete, mas o termo é menos utilizado no Brasil. O “hat-trick” também é associado a truques mágicos, já que “hat” significa “chapéu” e “trick” pode ser traduzido como “truque”, remetendo ao que magos fazem ao tirar coelhos da cartola.
Na Fórmula 1, o hat-trick acontece quando o piloto garante a pole-position, faz a melhor volta e vence a prova.

“Hat-Patrick” cobrando um dos pênaltis (Reprodução ESPN)
Voltando ao jogo…
Válido pela segunda rodada da Conmebol Libertadores, o resultado de 3×0, deixa o time de Roger Machado com quatro pontos e na liderança do Grupo F da competição continental, ganhando em critérios de desempate com o Bahia que ontem arrancou uma vitória fora de casa contra o Nacional de Montevideo, por 1×0 e chegou também a quatro pontos.
O time colombiano está em terceiro, com três pontos e o Uruguaio, lanterna, sem nenhum ponto.
Próxima rodada do grupo F
Na próxima rodada da Libertadores, o Inter recebe o Nacional no Beira-Rio, no dia 23 deste mês de abril, às 21h30.
O Bahia, no outro dia, 24, pega o Atlético Nacional na terra de todos os santos!
Leia também:
Fonte Extra