Inauguramos este espaço do site Fonte Extra e o sentimento é de liberdade. Passei praticamente 40 anos de minha vida escrevendo para os outros, para empresas de comunicação das quais fui parceiro ou funcionário.
Como o nome diz, o objetivo maior é ser “Fonte” da notícia e que ela seja “Extra” tanto quanto possível. Obviamente que todos os meios de comunicação vivem de fontes, seja as próprias ou daqueles emissários já estabelecidos. Se você abrir o site do Estadão e o da Folha, ambos de São Paulo, verá que boa parte das notícias, só mudam as manchetes, que as vezes, até se confundem.
A notícia que dá no Jornal Nacional, já desfilou também pelas mídias sociais do próprio conglomerado e de outros meios, quase sempre. Raramente há algo exclusivo de verdade. Claro, tem os chamados “furos” de reportagem, notícias inéditas, que a perspicácia de repórteres de vez em quando consegue fazer. Principalmente o ato de chegar primeiro ao centro do acontecimento.
Mas, normalmente, os veículos se repetem.
Então, como atrair leitores, internautas? Não é tarefa simples. Carece de perspicácia, um bom texto, abordagens diferentes dos assuntos em pauta e é claro, ineditismo de textos, notícias de primeira mão. Isso tudo somado, leva ao sucesso, qualquer meio. A concorrência de “quantidade”, é grande!
Elder Boff – Editor