Diante da saúde fragilizada do Papa Francisco, que está internado desde 14 de fevereiro no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, começam a surgir especulações acerca que quem poderia ser o sucessor para ocupar o trono de São Pedro.
Quem diria há 12 anos que um argentino seria eleito papa? Quase ninguém. Isso quer dizer, que surpresas numa eleição para escolha do próximo papa, não são descartadas.
Em 2013, a ANSA, principal agência de notícias da Itália, publicava uma lista dos “papáveis” e nela não aparecia Jorge Bergoglio.
Palpites furados
Entre os principais candidatos havia cinco italianos, Angelo Scola, 71 anos; Gianfranco Ravasi, 72 anos; Angelo Bagnasco, 70 anos; Giuseppe Beotri, 65 anos e Mauro Piacenza, 68 anos.
Ainda, a ANSA apontava quatro norte-americanos, dois africanos, um filipino e quatro sul-americanos.
Dom Odilo Scherer, que contava na época com 63 anos foi o único brasielrio bem cogitado e da Argentina, pasmem, havia um considerado papável, Dom Leonardo Sandri e não Jorge Bergoglio, que se tornaria o Papa Francisco.
Quais cardeais brasileiros votam em um conclave?
Atualmente, o Brasil conta com oito cardeais reconhecidos pela Igreja Católica, sendo que sete deles podem votar em um possível conclave. Confira a lista:
Dom Odilo Pedro Scherer (Arcebispo de São Paulo, 75 anos);
Dom Orani João Tempesta (Arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos);
Dom João Braz de Aviz (Arcebispo Emérito de Brasília, 77 anos);
Dom Leonardo Ulrich Steiner (Arcebispo de Manaus, 74 anos);
Dom Paulo Cezar Costa (Arcebispo de Brasília, 57 anos);
Dom Jaime Spengler (Arcebispo de Porto Alegre, 64 anos);
Dom Sérgio da Rocha (Arcebispo de Salvador, 65 anos).
Todos os cardeais citados acima poderiam votar em um eventual conclave. Além deles, o Brasil conta com mais um cardeal: Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida, mas por ter 88 anos já não pode mais votar em um conclave por conta do limite de 80 anos estabelecido pela Igreja para tal. Porém, não há uma idade máxima para ser eleito, ou seja, todos eles poderiam ser, eventualmente, o futuro Papa.
E os candidatos atuais?
Robert Sarah, cardeal da Guiné, é uma figura central nas discussões sobre a sucessão papal. Com 77 anos, Sarah é frequentemente mencionado como um possível candidato ao Trono de São Pedro, especialmente entre aqueles que buscam uma liderança mais conservadora na Igreja Católica.

Robert Sarah, cardeal da Guiné (Instagram)
Juntando todas as informações a respeito, na criação da lista por IA, a relação dos papáveis ainda teria os seguintes nomes, incluindo dois brasileiros:
Cardeal Matteo Zuppi: Arcebispo de Bolonha e italiano
Cardeal Luis Antonio Tagle: Prefeito de Evangelização e filipino
Cardeal Pietro Parolin: Secretário de Estado do Vaticano, italiano
Cardeal Peter Erdö: Arcebispo húngaro
Cardeal Marc Ouellet: Canadense
Cardeal Charles Bo: Arcebispo de Yangon, em Myanmar
Cardeal Odilo Scherer: Brasileiro
Cardeal João Braz de Aviz: Brasileiro
Outros nomes que já foram mencionados como possíveis candidatos são: Cardeal Raymond Leo Burke e Cardeal Timothy Dolan, ambos dos EUA.