A vacina da gripe é indicada para prevenir o surgimento de complicações da gripe, como pneumonia, outros problemas respiratórios, hospitalização e óbito, podendo ser tomada por adultos, idosos e crianças a partir de 6 meses.
Essa vacina ajuda o corpo a desenvolver imunidade contra os principais vírus causadores da gripe, como Influenza A, incluindo os subtipos H1N1 e H3N2, e Influenza B, sendo atualizada todos os anos para proteger contra as novas formas dos vírus.
A vacina da gripe é disponibilizada gratuitamente pelo SUS, no Brasil, para toda a população com mais de 6 meses de idade, mas também pode ser encontrada em farmácias e clínicas particulares de vacinação.
Quem pode tomar a vacina da gripe
No Brasil, a vacina contra a gripe é indicada principalmente para grupos que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas e idosos a partir de 60 anos.
Já durante a campanha de vacinação, a vacina da gripe também está disponível para:
- Mulheres no pós-parto;
- Profissionais de saúde;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Pessoas em situação de rua;
- Pessoas com doenças crônicas, como diabetes, obesidade, bronquite e asma;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com sistema imunológico comprometido, como HIV e câncer;
- Profissionais da marinha, exército e aeronáutica;
- Policiais civis, militares, rodoviários e federais, guardas municipais e bombeiros.
Caminhoneiros, trabalhadores portuários e do transporte coletivo, profissionais do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens (entre 12 e 21 anos), que vivem em instituições socioeducativas, também devem ser vacinados.

Fonte Extra com inf. site Tua Saúde