Ele tinha uma oficina e era chapeador em Santa Helena… Como diversão, jogava futebol no União, era início da década de 1980, 1983 talvez, se machucou e acabou virando dirigente, uma espécie de cartola de antigamente.
Paralelo a tudo isso, nascia a Rádio Grande Lago AM e num projeto de aproveitar potenciais futuros radialistas de Santa Helena, Eloi Roque Erthal, foi um dos convidados a trabalhar na emissora que havia sido inaugurada pelo saudoso Aldair Arnold e ainda, tinha como locutores da casa, Floresval Burgath, também já falecido e Zigomar Sérgio, o “Corinthiano”.

No campo do União, durante evento em 2024 (Arquivo)
Em seguida apareceriam outros locutores locais, os irmãos Jefferson Marçal e Jackson Luiz Rodrigues, sobrinhos do Corinthiano, Paulinho Konrad e Elder Boff.
Roque, como era mais conhecido em Santa Helena, ouviu o conselho do então gerente da rádio, Genaro Prates, sobrinho de Naudé e Terezinha Prates, proprietários da emissora: “Desiste de trabalhar em outra coisa, você vai dar bom narrador”.
Isso o gerente falou mesmo diante do desastre que foi a primeira jornada esportiva de Eloi em Dois Vizinhos, quando o Incas enfrentava o time da casa e precisava vencer. Lá pelas tantas, um dos jogadores, acredita-se que seja Zeca Vasatta, errou um gol feito, chutou por cima. O neo narrador, ao invés de descrever a jogada, falou no ar… “Tamo F…”. Ao chegar de volta a Santa Helena, não se falava outra coisa!

Elder Boff e Eloi Roque estiveram na decisão do Brasileiro de 1987 no Maracanã: Flamengo 1 x 0 Inter, gol de Bebeto em Taffarel (Arquivo)
Paralelo ao novo serviço de locutor, continuou por um bom tempo como chapeador e no banheiro da oficina, ficava narrando jogos fictícios, gravava e se ouvia para corrigir as deficiências que ele, claro, achava que eram.
Em 1988 foi para a Rádio Independência de Medianeira e em julho de 90 foi para a Rádio Matelândia e completou neste dia 1 de julho de 2025, 35 anos na emissora que também acabou virando FM 106.9. De rádio, no total, 43 anos.
Comanda desde 1 de julho de 1.990 o programa esportivo TOQUE DE PRIMEIRA, nesta mesma emissora, no mesmo horário. Na Rádio Matelândia, ao longo deste tempo, apresentou vários programas passando por toda a grade, sendo também âncora do jornalismo da emissora.

Eloi, que não larga o microfone há décadas, falando durante evento no ano passado, de atuais e ex-jogadores e dirigentes do Clube União (Arquivo)
Ainda como narrador de futebol Eloi Roque passou por várias emissoras trabalhando em campeonatos estaduais, brasileirão, libertadores, seleção brasileira, tudo sem sair da Rádio Matelândia que sempre entrava em cadeia com as emissoras.
Eloi Roque Erthal, uma lenda do rádio do Oeste do Paraná.
Fonte Extra