Por Elder Boff*
Rumores da desistência de Tarcísio aumentam possibilidade de Ratinho Junior disputar a presidênciA.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas teria dito em conversas reservadas que não deve disputar a presidência da República, meio desanimado com os desacertos da direita brasileira e principalmente com as atitudes de Eduardo Bolsonaro, o filho “zero três” do ex-presidente, cujas ações deixaram parte do segmento oposicionista a Lula, meio constrangidos.
Se confirmada a desistência, o principal nome que pode fazer frente ao atual presidente e que tem condições de crescer bastante na corrida ao Palácio do Planalto é o governador do Paraná, Ratinho Junior.
Com o respaldo de dados muito positivos nos mais variados setores da administração pública paranaense, o filho do empresário Ratinho e apresentador consagrado da TV brasileira, pode ser uma das principais alternativas para o chamado centro e direita do país.
Ratinho Junior já apresentou números interessantes nas sondagens, figurando sempre entre uma das possibilidades de candidaturas à presidência, com percentuais altos na simulação de segundo turno para as eleições do ano que vem.
O governador do Paraná, nunca foi radical nas questões de esquerda e direita e pouco se envolveu em dicotomias políticas, o que o faz circular ao centro, principalmente no eleitorado que não quer saber de Lula e nem Bolsonaro.
Ao Paraná, seria uma experiência notável, poder vislumbrar no comando do país, alguém com uma visão diferenciada da velha e rasteira política que tem sido a tônica dos governos ou desgovernos das últimas décadas.
Apesar de suas dimensões continentais o país sucumbe a mazelas, roubo a aposentados, crime organizado mandando e desmandando, falência dos Correios e de tantas outras estatais, aparelhamento que sangra o Estado e um divisionismo inútil. Isso tudo deveria cessar ou pelo menos, diminuir a níveis aceitáveis.
E podemos ter a esperança que um político como o Ratinho Junior, pode dar outro alento ao povo brasileiro. Se Tarcísio não for (é um ótimo nome) o nosso governador pode chegar lá… Torço por isso.

*Radialista, articulista e editor-chefe do Fonte Extra







