Um feriado um tanto quanto controverso para comemorar o Dia da Consciência Negra é mais uma das efemérides que se transformaram em feriado nacional.
Em razão disso, o Porto Internacional de Santa Helena tem suas atividades interrompidas no final do expediente de hoje e fica fechado amanhã, quinta-feira (20), sem travessia de balsas, retomando o funcionamento normal na sexta-feira.
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi escolhido em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, e serve para refletir sobre a luta e resistência da população negra na construção do Brasil.
Para ativistas, a data é essencial para dar visibilidade às disparidades raciais e à violência que afeta desproporcionalmente a população negra, e para lutar por uma sociedade mais justa e equitativa.
Há uma resistência em reconhecer a necessidade do Dia da Consciência Negra, o que gera polêmicas e debates. Muitos defendem a ideia de que havendo este tipo de homenagem, soa mais ainda à discriminação, como no caso das cotas, que muitos negros não se orgulham de usufruir.

Fonte Extra







