Edit Template
  • Início
  • /
  • Destaque
  • /
  • Vereador de SH que deu pontapé em cadeira durante sessão sofre representação na Comissão de Ética

Vereador de SH que deu pontapé em cadeira durante sessão sofre representação na Comissão de Ética

Mauricio se explica, ao fundo a cena do chute (Fotomontagem: Eldriã Boff)


O vereador Mauricio Weirich, o Maurício da Bicicletaria, MDB, teve contra si aberta uma representação na Câmara de Santa Helena e poderá sofrer sanções que podem chegar até a perda do mandato, numa possibilidade mais grave.


Ocorre que o referido edil, durante uma Sessão Ordinária itinerante realizada no distrito de origem, acabou se enervando e chutou uma cadeira durante o encontro que era transmitido ao vivo pela internet, que depois acabou viralizando a situação.

O vereador Aquiles Marcelo Alba presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Helena, declarou aberta a fase do processo em razão da representação formulada pelo vereador Francis Ricardo Schley, estabelecendo o rito processual.

Francis Schley, autor da representação contra Maurício da Bicicletaria (Reprodução mídias sociais)


Formalmente, foi aberta a fase de processamento da representação apresentada em 11 de novembro de 2025, em desfavor do vereador Mauricio Weirich.

O objeto da representação é a apuração da conduta parlamentar referente ao episódio ocorrido em 6 de novembro de 2025, durante a Sessão Ordinária Itinerante no distrito de São Clemente, Santa Helena-PR.

Paulão relator e Paulinho, membro da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de SH


O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, formado pelos vereadores Aquiles Marcelo Alba (presidente), Paulo César Zembrzuski (relator) e Paulo Júlio Vasatta (membro), deve reunir-se após Maurício da Bicicletaria, que foi notificado nesta sexta-feira (28), manifestar-se quanto aos fatos imputados contra ele, respeitando assim o direito à ampla defesa e ao contraditório.

Alba ressalta que o Conselho de Ética é um órgão colegiado de natureza técnica, permanente, destinado à preservação da dignidade do mandato parlamentar, a garantia do respeito entre os membros desta casa legislativa e a fiel observância do Código de Ética e decoro parlamentar.

Aquiles Marcelo Alba, presidente da Comissão de Ética e Decoro (reprodução)


“Na função de presidente deste Conselho, sempre atuarei comprometido com a imparcialidade, neutralidade e respeito absoluto aos princípios que regem o devido processo ético disciplinar nesta casa legislativa. E todas as decisões deste conselho de ética serão decisões colegiadas”, disse Aquiles Marcelo.

Após a manifestação do parlamentar, o Conselho poderá requerer oitiva de testemunhas e produção de provas, para então embasar a decisão que pode ser pelo arquivamento ou, medidas disciplinares cabíveis e aplicáveis como advertência verbal ou escrita, censura pública ao comportamento do edil, perda temporária do exercício do mandato e até cassação definitiva.

A reportagem entrou em contato com o vereador Mauricio Weirich, que não se manifestou, entretanto, durante live nesta manhã no Correio do Lago, no Programa Elder Boff, foi reproduzido um vídeo no qual ele se explicou acerca da situação. Clique aqui e assista a live, cuja matéria foi a última do programa deste sábado (29).

Vereador de SH, Maurício da Bicicletaria, MDB, um após, explicando o porquê da bicanca na cadeira! (Redes sociais)



Fonte Extra

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

  • All Post
  • Saúde e Bem-Estar
Edit Template

© 2024 Todos os Direitos Reservados a FONTE EXTRA
Desenvolvido com o por VRCLIC – Soluções Digitais 

Pressione ESC para sair

Temos um número de máximo de 30 caracteres para cada busca.