Em quase todos os meses do ano, há feriados nacionais ou municipais, que acabam ocasionando o não funcionamento de órgãos públicos, tanto do Brasil como do Paraguai e como existe uma aduana integrada, em qualquer dos lados que for feriado, afeta o funcionamento do Porto Internacional de Santa Helena, na Costa Oeste do Paraná.
Em dezembro, além do Natal no dia 25, que neste ano cai numa quinta-feira, a sexta seguinte, dia 26, também o porto ficará fechado em razão de ponto facultativo.
Sendo assim, o comércio exterior entre Brasil e Paraguai via Lago de Itaipu terá 21 dias úteis.
Decreto neste sentido, que abrange também o dia 2 de janeiro, um dia depois do feriado universal do primeiro dia do ano, deverá ser publicado nos próximos dias, pela prefeitura de Santa Helena e deve abranger outras áreas, destacando os serviços que permanecem de plantão. Em janeiro o porto vai funcionar 22 dias.
Menos mal que é uma oportunidade aos trabalhadores dos próprios organismos que atendem na aduana, caminhoneiros e balseiros, usufruírem de alguns dias de folga com suas famílias nestas épocas de Natal e Ano Novo!

Porto Internacional de Santa Helena (Foto: Correio do Lago)
Elder Boff/Fonte Extra







