O Instituto Água e Terra, IAT, antigo IAP, divulgou mais um Boletim de Balneabilidade, o 4º desta temporada, sobre a às praias artificiais no reservatório de Itaipu, cujas amostras foram feitas entre os dias 8 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro deste ano.
Depois do resultado é feita a sinalização com uma destas bandeiras:

Bandeira azul: locais próprios para banho: a água apresenta boas condições de balneabilidade, independentemente das condições climáticas.
Bandeira vermelha: locais impróprios para banho: a água apresenta contaminação fecal, sendo desaconselhável o contato.
A contaminação é avaliada por meio da bactéria Escherichia coli, presente no intestino de humanos e de animais de sangue quente, como cães, gatos, aves e gado.
Quanto maior a concentração dessa bactéria, maior a presença de esgoto na água e maior o risco de organismos patogênicos causadores de doenças, caso de Itaipulândia que tem restos de fezes em quantidade acima do preconizado.
Por enquanto é melhor não se banhar nesta praia, pois poderão surgir problemas como gastroenterite, diarreia, infecções de pele, olhos, ouvidos e garganta. Casos mais graves podem incluir hepatite A, cólera e febre tifoide.
Próprias: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Santa Helena, entre Rios do Oeste e Marechal Cândido Rondon.
Impróprias: Praia de Jacutinga em Itaipulândia com poluição fecal e o Terminal Turístico de SMI.
Fonte Extra com inf. IAT







