Empresários da microrregião, convidados pelo CODEME, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Medianeira estiveram naquela cidade na manhã desta segunda-feira (12), para analisar os números da economia microrregional e a representatividade política.
A maioria esmagadora dos municípios, contribui muito mais com as esferas estadual e federal em termos de recursos do que ao contrário. Medianeira, por exemplo, tem um orçamento ao redor de 350 milhões de reais e contribui com quase um bilhão! Os investimentos de cima pra baixo para este município, são infinitamente menores do que estas cifras.
O Extremo Oeste do Paraná possui mais de 400 mil eleitores e os votos acabam se dispersando, sendo divididos em centenas de candidatos de fora, enfrentando sempre muita dificuldade para emplacar representantes na Assembleia Legislativa e Câmara Federal.
Além da anfitriã, Margarete Caovila, presidente do CODEMED, presença de prefeitos, vereadores e representantes de associações empresariais de vários municípios da microrregião, como o diretor presidente da Frivatti, Egidio Valiati.
Além de outros representantes do setor produtivo e econômico, o cooperativismo marcou presença, com os presidentes da Lar Cooperativa e Frimesa, Irineo da Costa Rodrigues e Elias Zydek, respectivamente.
Ao final do encontro, a presidente do Codemed, Margarete Caovila, conversou com nossa reportagem….


Elias Zydek, presidente da Frimesa, foi outro a participar do evento e acredita que está havendo um amadurecimento das lideranças regionais em relação ao próprio desenvolvimento…






(Fotos: Elder Boff)
Elder Boff/FE







