Aumenta expectativa de concretização de obras importantes para regiões lindeiras Brasil Paraguay depois de encontro com Peña
Nesta quinta-feira (15) em Assunção, uma comitiva brasileira formada por representantes de Santa Helena e dos municípios paraguaios de Mbaracayú e Minga Porã, estiveram numa audiência com o presidente do Paraguai, Santi Peña.
Na bagagem de prefeitos, empresários e lideranças do agro, agradecimento a Peña e algumas reivindicações que dizem respeito ao comércio exterior Brasil Paraguai via Porto Internacional de Santa Helena, que movimentou, diga-se de passagem, em 2025, mais de um bilhão de reais entre importação e exportação.
Foram expostos ao presidente, todas as referências sobre a Aduana Integrada Brasil Paraguai, gestões sobre necessidade de asfaltamento de alguns trechos importantes, como o que liga Porto Índio em frente a Santa Helena à supercarretera (Rodovia PY 07), uma obra que está prestes a terminar, 60 km, dos quais 50 já estão prontos.
Outro asfalto de outro porto em frente a Santa Helena, mais ao norte, que já funciona também a travessia de balsas, mas não tem um metro de asfalto entre Itaipu Porã e San Lorenzo no município de Minga Porã. Mais ou menos 50 km. Todos tiveram sinal verde de Santiago Peña e que também se comprometeu a melhorias no fornecimento de energia elétrica para a região através da ANDE, Agência Nacional de Energia do Paraguai.
A agenda com o presidente foi intermediada pelo senador Dionisio Amarilla, vice presidente da câmara alta paraguaia e contou, dentre outras presenças, com o prefeito de Santa Helena, Dinho Maraskin, ex prefeito Evandro Zado, prefeito de Minga Porã, Clementino Portillo e o empresário da Frivatti que está construindo um grande frigorífico de suínos em SH, Egidio Valiatti.
Além de outros integrantes do grupo que foi para Assunção, estiveram também o secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Santa Helena, Joner Sassi e o empresário e vereador de Mbaracayú, Adjaime Pavei, da Navegação Porto Índio
Com muita simplicidade, mas bastante arrojado, Penha recebeu a comitiva em sua casa oficial e depois de se manifestar, ouviu uma a uma as lideranças da região, se comprometendo a resolver os gargalos para melhorar ainda mais o funcionamento das relações comerciais via porto de Santa Helena.
Comitiva
Integraram a comitiva pelo lado brasileiro: Dinho Maraskin, Anderson (Mu) Draghetti, Elder Boff, Joner Sassi, Jaime Remor, Evandro Zado e Egidio Valiati.
Do Paraguai: Adjaime Pavei, Aldo Meyer, Gelson Webber, Adilson Feiden, Francisco Gayozo, Wilberto Blanco, Rogélio Hartmann, José Giacomelli, Clementino Portillo, Emilio Espínola e Cristhian Benítez.
(Entrevistas: Elder Boff, edição: Eldriã Boff/FE)
Versão mais completa da entrevista com o senador autor da agenda com o presidente Peña, Dionísio Amarilla. (Colaborou: Jaime Remor, edição: Eldriã Boff/FE))

































Elder Boff







