Acuerdo comercial Mercosur-UE tendrá sello en Paraguay (PrensaLatina)
O Palácio do Planalto confirmou nesta sexta (16) que não há previsão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajar ao Paraguai neste final de semana para participar da cerimônia de assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. O evento terá a participação de todos os presidentes dos países que fazem parte do bloco comercial sul-americano com a líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Lula, no entanto, será representado pelo ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores, segundo confirmou a pasta à Gazeta do Povo.

A presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, durante encontro com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para reunião no Palácio do Itamaraty antes da assinatura do acordo Mercosul – União Europeia. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A falta de Lula no evento contrastará com a forte campanha feita por ele desde o início deste terceiro mandato para concretizar o acordo negociado há 26 anos pelos dois blocos de países. Ele pretendeu, inclusive, fechar a negociação no período em que presidiu o Mercosul entre julho e dezembro do ano passado. Atualmente, a presidência do bloco é do Paraguai, que sediará a cerimônia de assinatura do acordo.
Mais cedo, ele se encontrou com Ursula no Rio de Janeiro como uma prévia da assinatura do acordo, e afirmou, em um artigo publicado no jornal argentino La Nación, que a parceria é uma “resposta” para lidar com o “unilateralismo que isola os mercados e o protecionismo que sufoca o crescimento global” – críticas que podem ser associadas diretamente aos Estados Unidos.

Santiago Peña assumiu a presidência pro tempore do Mercosul no ano passado Foto : RICARDO STUCKERT / BRAZILIAN PRESIDENCY / AFP
Elder Boff com inf. Gazeta do Povo







