O Paraná recebeu nesta terça-feira (27) sua 24ª Indicação Geográfica (IG), a segunda concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 2026. O agraciado, desta vez, foi o Café da Serra de Apucarana, abrangendo os municípios de Apucarana, Arapongas e Cambira.
A certificação é a terceira do Estado na modalidade Denominação de Origem (DO) – o mel de Ortigueira e o café de Mandaguari completam a lista. Na DO, as características do produto decorrem essencialmente do meio geográfico, incluindo fatores naturais (como clima e solo) e humanos (como técnicas e saber-fazer locais).

Foto: Edson Denobi/Prefeitura de Apucarana
Na lista de produção de qualidade do Paraná, consta o Mel do Oeste, com Indicação Geográfica. Veja a relação das guloseimas típicas com boa procedência pelo Paraná afora:
Em 2026, o Paraná já teve reconhecidos os pedidos das Tortas de Carambeí e do Café da Serra de Apucarana. No ano passado, o título havia sido concedido às ostras do Cabaraquara; à ponkan de Cerro Azul; às broas de centeio de Curitiba; à cracóvia de Prudentópolis; à carne de onça de Curitiba; ao café de Mandaguari; ao urucum de Paranacity e ao queijo colonial do Sudoeste do Paraná.
Outros produtos que fazem parte dessa lista são o mel de Ortigueira; os queijos coloniais de Witmarsum; a cachaça e aguardente de Morretes; o melado de Capanema; os cafés especiais do Norte Pioneiro; o morango do Norte Pioneiro; os vinhos de Bituruna; a goiaba de Carlópolis; o mel do Oeste do Paraná; o barreado do Litoral do Paraná; a bala de banana de Antonina; a erva-mate de São Matheus; a camomila de Mandirituba; e as uvas finas de Marialva.
Há ainda o mel de melato da bracatinga do Planalto Sul do Brasil, Indicação Geográfica concedida a Santa Catarina, mas que envolve municípios do Paraná e do Rio Grande do Sul.
O Estado espera ainda pela análise para outros oito produtos: acerola de Pérola; mel de Prudentópolis; caprinos e ovinos da Cantuquiriguaçu; ginseng de Querência do Norte; pão no bafo de Palmeira; cervejas artesanais de Guarapuava; mel de Capanema e couro de peixe de Pontal do Paraná.

A Coofamel envasa e comercializa um dos melhores méis do Paraná…. Sabor único, alta produtividade e indicação geográfica diferenciam o mel do Oeste.
Fonte Extra com inf. AEN







