O Paraná lançou nesta segunda (31), com apoio dos municípios, a campanha de vacinação contra a influenza.
Os santa-helenenses que fazem parte do público alvo da campanha de vacinação contra a gripe podem procurar as Unidades Básicas de Saúde para receber o imunizante. A campanha prioriza num primeiro momento, a partir de terça-feira (1), os grupos prioritários e depois vai ampliando para outras faixas.
“A vacinação tem como objetivo prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe, reduzir os sintomas nos grupos prioritários e evitar a sobrecarga nos serviços de saúde.” destacou a diretora de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Rosângela Disarz.
A vacinação contra a Influenza deve ser feita em crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Para os demais grupos prioritários, a vacinação contra a Influenza seguirá no modelo de campanha, o que inclui trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.

Presidente do Cosems, Fábio de Mello e o Secretario de Saúde do Paraná, Beto Preto. (AEN)
A vacina protege contra todos os tipos de vírus da gripe?
A vacina da gripe é desenvolvida para proteger contra os tipos mais comuns de vírus da gripe que estão circulando em uma determinada temporada. No entanto, existem vários tipos e subtipos de vírus da gripe que podem sofrer mutações ao longo do tempo. Por isso, a vacina não pode proteger contra todos os tipos de vírus da gripe, o que reforça a importância da vacinação anual.
Por que é importante se vacinar contra a gripe todos os anos?
Recomenda-se a vacinação anual, uma vez que a proteção diminui progressivamente nos meses após a imunização. Além disso, os tipos de vírus passam por mutações e podem variar ao longo do tempo, sendo necessárias atualizações nas composições das vacinas.
Fonte Extra com inf. Assessoria







