Morreu na manhã desta terça-feira (15) o ex-vereador, ex-presidente da Fundação Cultural e um dos nomes mais atuantes na promoção do turismo e da cultura em Foz do Iguaçu, Nadir Rafagnin, aos 81 anos.
Rafagin foi vítima de um atropelamento na Avenida República Argentina, nas proximidades do Estádio do ABC. Ele chegou a ser socorrido, porém, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Ele deixa a esposa e três filhos.
Segundo relatos o veículo envolvido pertence a um empresário do ramo de materiais elétricos da cidade. Várias viaturas do Corpo de Bombeiros e médicos do SIATE e do SAMU estiveram no local dando atendimento à vítima em razão dos ferimentos sofridos pelo idoso.
O velório é no plenário da Câmara de Vereadores desde as 20h desta terça-feira, na Travessa Oscar Muxfeldt, 81.
Nadir Rafagnin nasceu no dia 22 de setembro de 1943, em Lagoa Vermelha (RS), tornou-se bacharel em Ciências Contábeis em 1970. Três anos depois, Nadir saiu do Rio Grande do Sul e veio para Foz do Iguaçu, cidade em que se estabeleceu e firmou suas raízes. A trajetória, repleta de lutas e conquistas acumula mais de 30 anos de atuação no Poder Público, incluindo a função de vereador.
Tanto a câmara como a prefeitura, lamentaram a perda, distribuindo nota de pesar.
Nota da Câmara Municipal
É com profundo pesar que a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu lamenta o falecimento do ex-vereador e também cidadão honorário do Município, Nadir Rafagnin, aos 81 anos, nesta terça-feira, 15 de abril.
De família tradicional da cidade, Nadir foi vereador de 1993 a 1996, tendo sido 2º secretário da Mesa Diretora no biênio de 1995 e 1996. Enquanto parlamentar, ele batalhou pela construção da 2 ª ponte interligando Brasil e Paraguai e também pela extensão da Ferroeste, de Cascavel até Foz do Iguaçu.
Em 22 setembro de 2023, dia do seu aniversário, ele foi congratulado com o Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, oportunidade em que defendeu maior representatividade política para a cidade, em cenário estadual e também federal.
Ele nasceu em Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul, município que atualmente é intitulado São João da Urtiga. Em 1973 Nadir se mudou para Foz do Iguaçu, onde estabeleceu sólida carreira, administrando seu próprio escritório de contabilidade durante longos anos e atuando como professor da antiga Facisa (atual Unioeste).
Durante a vida pública, a qual se dedicou durante 30 anos de sua vida, Nadir já ocupou vários cargos, tendo sido Presidente da Fundação Cultural entre 1991 e 1992. Foi também diretor administrativo e financeiro da PARANATUR de 1984 a 1987. Já no ano de 1988, foi assessor de gabinete da Secretaria de Estado do Interior. Atuou como diretor administrativo e financeiro, dessa vez da CODEFI, de 1989 a 1990. Foi também: diretor técnico do Centro de Convenções; diretor administrativo do Fozhabita. Mais recentemente, Nadir ocupou também a função de assessor parlamentar no Legislativo Iguaçuense.
Nadir Rafagnin deixa esposa e três filhos. Diante dessa grande perda para o município de Foz do Iguaçu, a Câmara externa condolências aos familiares e amigos enlutados, neste momento de dor e tristeza.
O velório será realizado no plenário da Câmara de Vereadores, em data e horário ainda a definir.
Nota de pesar da Prefeitura de Foz do Iguaçu
A Prefeitura de Foz do Iguaçu manifesta profundo pesar pelo falecimento de Nadir Rafagnin, servidor público e ex-vereador, cuja trajetória foi marcada pelo compromisso com o desenvolvimento da cidade.
Durante seu mandato na Câmara Municipal (1993–1996), Nadir apresentou propostas relevantes, como a indicação para a construção da Segunda Ponte no Porto Meira e a defesa da extensão da Ferroeste até Foz. Também atuou em cargos estratégicos na Fundação Cultural, CODEFI, PARANATUR e na Secretaria de Assuntos Internacionais. Em 2023, foi homenageado com o título de Cidadão Honorário do Município. A administração municipal se solidariza com os familiares e amigos, decretando luto oficial de três dias.
Fonte Extra com inf. Portal da Cidade e Diário de Foz