Foi divulgada nesta terça-feira (6) toda a cronologia do Conclave que vai escolher o substituto do Papa Francisco.
Nesta quarta-feira, desde o início da manhã, começo da madrugada no Brasil, já começam os procedimentos com vistas à votação na Capela Sistina.
A primeira fumaça, entretanto, deve sair da mais famosa chaminé do mundo, por volta de 14h de Brasília. Será a única do primeiro dia. Se for preta, o que deve ocorrer na primeira vaporada, não foi de primeira que terão escolhido o novo Pontífice. Mas se for branca, daí, sim, “habemus papam”!
A votação reúne 133 cardeais que votam, que estão verdadeiramente trancados abaixo de rígidas regras e sigilo absoluto.
Pelo número de cardeais votantes, o eleito vai precisar de pelo menos, 89 votos, o que significa dois terços do colégio eleitoral papal.

Capela Sistina (Vatican News)
Última Congregação Geral: cardeais refletem sobre as qualidades do futuro Papa
Na véspera do início do Conclave, os cardeais reunidos para 12ª Congregação Geral refletiram sobre o perfil desejado para o novo Pontífice.
Eles ressaltaram a importância de virtudes como o pastoreio, a construção de pontes e o compromisso com a reforma da Igreja iniciada por Francisco.

Capela Sistina (Vatican News)
De olhona fumaça (horário de Brasília)
A partir desta quinta-feira (8), os cardeais votarão até quatro vezes por dia, com possíveis fumaças ao longo do dia.
Segundo o Vaticano, os horários aproximados para as sinalizações são os seguintes e você pode acompanhar, voltando sempre a assistir o vídeo abaixo nesta página.
Então, como já foi mencionado, nesta quarta-feira, a votação será realizada às 14h, sendo a única prevista para o dia.
Na quinta-feira, a primeira votação será por volta das 5h30, seguida de uma segunda às 7h. A terceira está prevista para as 12h30, e a quarta, para as 14h.

Capela Sistina (Vatican News)
Se não houver escolha até o terceiro dia, o processo é interrompido por 24 horas para oração e reflexão. A medida busca dar aos cardeais tempo para redirecionar as negociações e buscar consenso.
Fonte Extra com inf. Vatican News
Ao vivo direto do Vaticano (transmissão ininterrupta de Vatican Media)