Edit Template
  • Início
  • /
  • Destaque
  • /
  • Habemus Papam! Anunciado Robert Prevost, dos Estados Unidos como Papa Leão XIV

Habemus Papam! Anunciado Robert Prevost, dos Estados Unidos como Papa Leão XIV

A primeira saudação do novo Papa! (Reprodução Vatican News)

A bênção Urbi et Orbi (expressão latina que significa “à cidade [de Roma] e ao mundo”), realizada no balcão central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, foi o primeiro ato público de Robert Francis Prevost, 69 anos, uma figura que se destaca por sua experiência internacional e proximidade com o Papa Francisco, é o novo Papa e que escolheu o nome Leão XIV, norte-americano.

O novo Papa eleito pelos cardeais no Conclave em sua quarta votação e também no segundo dia, como os dois pontífices anteriores.


Último ato formal do Conclave

O novo eleito respondeu a duas perguntas: ’Acceptasne eletionem de te canonice factam in Summum Pontificem?’ (aceitas a tua eleição, canonicamente feita, para Sumo Pontífice?) e ‘Quo nomine vis vocari?’ (Como queres ser chamado?).

Anúncio oficial

O anúncio oficial, em latim, foi feito pelo cardeal protodiácono, Dom Dominique Mamberti: ‘Annuntio vobis gaudium magnum; habemus Papam: Emminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum…, Sanctae Romanae Ecclesiae Cardinalem…, qui sibi nomen imposuit Leone XIX… (Anuncio-vos uma grande alegria, temos Papa: o eminentíssimo e reverendíssimo senhor…, cardeal da Santa Igreja Romana…, que escolheu o nome Leão XIV.

O próprio Papa, com as vestes pontifícias, apareceu no balcão da Basílica do Vaticano, para uma saudação e a bênção. Nos próximos dias, em breve, será celebrada a solene inauguração do Pontificado, na Praça de São Pedro.

Desde 2013, foi inserida uma novidade: após a eleição, há um momento de oração e o novo Papa vai rezar em privado, na Capela Paulina, do Palácio Apostólico do Vaticano, na chamada Sala de Lágrimas, antes de ter saudado os presentes na Praça de São Pedro e presidir a bênção ‘urbi et orbi’.

Quem é Robert Prevost

Nascido nos Estados Unidos, Prevost é conhecido como o “pastor de duas pátrias” devido à sua atuação missionária no Peru durante os anos 80. Portanto tem uma estreita relação com a América Latina.

Essa experiência lhe conferiu fluência em espanhol e um profundo entendimento da Igreja na América Latina, fazendo dele um potencial representante das Américas como um todo.

Visão internacional e papel estratégico

Prevost ocupava o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, uma posição estratégica que lhe permitiu conhecer profundamente a estrutura da Igreja e participar ativamente na nomeação de bispos ao redor do mundo.

Essa experiência era vista como um ponto forte em sua candidatura, apesar de não ser um dos favoritos, demonstrando sua capacidade de liderança e compreensão global da instituição.

Em uma entrevista ao site do Vaticano, Prevost enfatizou sua visão sobre o papel dos bispos:

“O bispo é chamado autenticamente para ser humilde, para estar perto das pessoas que ele serve, para caminhar com elas, para sofrer com elas e procurar formas de que ele possa viver melhor a mensagem do Evangelho no meio de sua gente.”


Desafios e perspectivas

Apesar de sua experiência e alinhamento com as ideias do Papa Francisco, a candidatura de Prevost enfrentava desafios.

A tradição da Igreja de evitar papas americanos, devido ao peso político que isso poderia representar, é um fator que foi desconsiderado.

Analistas apontavam que Prevost representa uma vertente mais progressista da Igreja americana, mais alinhada com os movimentos carismáticos e sensível a questões como imigração e justiça social.

Sua formação na ordem dos agostinianos também é vista como um ponto positivo, trazendo uma dimensão contemplativa e missionária à sua candidatura.

Fonte Extra com inf. CNN

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

  • All Post
  • Saúde e Bem-Estar
Edit Template

© 2024 Todos os Direitos Reservados a FONTE EXTRA
Desenvolvido com o por VRCLIC – Soluções Digitais 

Pressione ESC para sair

Temos um número de máximo de 30 caracteres para cada busca.