Edit Template
  • Início
  • /
  • Destaque
  • /
  • Sob o governo de Ratinho, PR alavanca produção de suínos e aves. SH no topo da produção paranaense

Sob o governo de Ratinho, PR alavanca produção de suínos e aves. SH no topo da produção paranaense

Em seis anos, Paraná eleva produção de suínos em 34% e de frangos em 24,4% Foto: Ari Dias/AEN

Líder nacional na produção de carne de frango e vice-líder na suína, a pecuária paranaense segue ampliando a sua participação no mercado de proteína animal do Brasil, com reflexo direto nas exportações.

Nos últimos seis anos, sob o governo de Ratinho Junior, o Paraná aumentou em quase 34% a produção na suinocultura e de 24,4% na criação de galinhas para abate, com expectativa de nova alta em 2025 após o recorde de produção de carne de frango, suína e bovina no 1º trimestre deste ano.

O apoio à produção de biogás, a redução do ICMS em vendas interestaduais de suínos, e a busca por investimentos em infraestrutura e tecnologias, tem contribuído para que isso aconteça, somado à excepcional performance das cooperativas e empresas privadas do setor e principalmente a dedicação de cada suinocultor e avicultor.

Em 2018, as granjas e frigoríficos instalados em todo o Paraná entregaram aos mercados nacional e internacional 1,8 bilhão de frangos. Ao final de 2024, este volume já havia saltado para mais de 2,2 bilhões de aves, com crescimento contínuo de desempenho nos últimos seis anos.

Mesmo em um patamar elevado, 2025 começou com um aumento de 10,45 milhões de unidades produzidas de janeiro a março, no comparativo com os mesmos meses do ano anterior. Atualmente, 34,6% de toda a carne de frango produzida no Brasil – seja para abastecimento do mercado interno ou para exportação – é originada no Estado.

A fatia do Paraná é bem maior do que a dos demais principais estados produtores: Santa Catarina (14%) e Rio Grande do Sul (11,5%).

Suíno e frango na dianteira do VBP da região Oeste (AEN)

Suinocultura 

Depois de uma leve redução de 0,7% entre 2018 e 2019, a produção de carne suína cresceu por cinco anos consecutivos no Paraná nos anos recentes. Em 2018, foram abatidos 9,3 milhões de porcos, número que ultrapassou a barreira de 12,4 milhões de animais em 2024, uma variação de 34% no período.

No 1º trimestre de 2025, uma nova boa notícia para a suinocultura paranaense: houve um aumento de 32,5 mil unidades produzidas em relação aos três primeiros meses de 2024. Com isso, o Estado passou a responder por 21,9% da produção brasileira, atrás apenas de Santa Catarina, responsável por 29,4% da participação nacional.

Em 2010, foram 5,4 milhões de porcos abatidos, passando para os atuais 12,4 milhões de abates ao ano.

Aviários e chiqueirões, a maioria com energia solar em Santa Helena (Foto: Sabugo/CL)

Santa Helena 5,5 milhões por dia

Para Santa Helena ter chegado e se manter no quarto lugar do Valor Bruto da Produção, dentre os 399 municípios paranaenses, a avicultura e a suinocultura, são preponderantes.

A suinocultura e a produção de frango em toda sua escala, disputam par e passo o primeiro lugar local em valores na somatória do VBP santa-helenense, com aproximadamente $2 bilhões/ano.

Isso não é pouco e para se ter uma ideia, estes valores significam que por dia, em média, são negociados no município, cerca de 5,5 milhões de reais em porco e galinha.

Leia também

Saiu a prévia do VBP e Santa Helena só perde para Cascavel e Toledo na região. Números mostram a força da agropecuária local

Frango que sai de Santa Helena e todo Oeste do Paraná é exportado via Paranaguá

Fonte Extra, com inf. AEN

Notícias Relacionadas

  • All Post
  • Saúde e Bem-Estar
Edit Template
© 2024 Todos os Direitos Reservados a FONTE EXTRA
Desenvolvido com o por VRCLIC – Soluções Digitais 

Pressione ESC para sair

Temos um número de máximo de 30 caracteres para cada busca.