José Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entre 2012 e 2015, morreu na madrugada deste domingo, 20 de julho de 2025, em São Paulo, aos 93 anos. O velório está previsto ainda para a tarde deste domingo na capital paulista, embora a causa oficial do falecimento não tenha sido divulgada.
Marin foi uma figura central no escândalo do “FIFAGate”, preso em Zurique em 2015 por uma operação do FBI e extraditado para os Estados Unidos, onde foi condenado por corrupção, fraude bancária e lavagem de dinheiro. Em 2018, a Justiça americana impôs-lhe uma pena de quatro anos de prisão, além de multas e confisco de valores por esquemas envolvendo contratos de transmissão esportiva. Em 2020, recebeu liberdade humanitária em razão da idade avançada e risco à saúde, retornando ao Brasil em seguida.
A morte de Marin encerra uma trajetória marcada por polêmicas, tanto no futebol quanto na política, foi deputado estadual, vice-governador e governador de São Paulo, além de presidente da Federação Paulista de Futebol.
Fonte Extra com inf. Rodrigo Vilela Diário do Poder