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Asfalto no Py importante para o desenvolvimento da Costa Oeste segue em ritmo acelerado (vídeo)

(Mopc)

O primeiro lote da Rota PY21, o trecho Porto Índio –PY07, está se aproximando de sua fase final e promete se tornar um verdadeiro motor de desenvolvimento para cerca de 150.000 pessoas que dependem desta rota para acessar serviços essenciais, transporte de mercadorias, produção e acesso a outros centros urbanos.

As obras neste setor estão atualmente concentradas nos últimos 6 quilômetros do pacote estrutural, entre Porto Índio e o entroncamento com a Rodovia PY07, no distrito de Mbaracayú, departamento de Alto Paraná.

O projeto avança com a colocação progressiva das diversas camadas que compõem a nova estrutura do pavimento: subleito melhorado, base estabilizada, camada asfáltica e a camada de polímero da banda de rodagem, projetada para suportar altos volumes de tráfego.

Cada uma dessas etapas está sendo realizada de forma ordenada e sequencial, garantindo a qualidade em cada metro. Paralelamente, obras importantes como terraplenagem, drenagem e esgoto estão sendo concluídas, o que tornará a estrada mais segura e durável ao longo do tempo.

Três pontes e travessias de vida selvagem

O traçado da rota abrange 27 quilômetros e inclui a construção de três pontes estratégicas. A Ponte 1 está atualmente na fase de colocação de reforços para a concretagem do tabuleiro principal; a Ponte 2 já foi aberta, restando apenas as juntas transversais; e a Ponte 3 está atualmente na fase de concretagem do encontro final, etapa preliminar para a montagem das vigas longitudinais.

Essas estruturas são complementadas por duas travessias de vida selvagem (passadouros), uma já concluída e outra em construção, projetadas para preservar a conectividade ecológica em um ambiente rico em biodiversidade. Assim, a rota avança mantendo o equilíbrio com o meio ambiente.

Uma rota com visão de futuro

Após a conclusão do projeto, dividido em dois lotes, será iniciada uma fase de manutenção de cinco anos, garantindo que esse investimento resulte em uma infraestrutura duradoura e eficiente.

Em relação ao Lote 2, as obras avançam do quilômetro 27 até Porto Índio, completando os mais de 60 quilômetros que conectarão pessoas, produção e progresso no norte do Alto Paraná.

Porto Internacional de Santa Helena (Foto: Rodrigo Cardoso)

Obra com reflexos em Santa Helena e região oeste

O Porto Internacional de Santa Helena que concentra a conectividade da Costa Oeste do Paraná com o Norte do Paraguai, vai aumentar significativamente o movimento a partir da construção desta obra no lado guarani.

Estudos já vem sendo feitos e projetos de melhorias estruturais tanto na aduana como trevos de acesso e rodovias da região, devem sair do papel paralelamente.

Fonte Extra com inf. Ministério de Obras Públicas do Paraguai (MOPC)

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