A mandioca está para o Paraguai como o feijão e arroz para o Brasil. Além de um alimento bom, há “raízes” culturais embutidas na “mandi’o” como lá é chamada, mas…
…A falta de mercado, de apoio técnico e a entrada do produto pelo lado brasileiro são as principais reclamações dos pequenos produtores de mandioca, que estão cada vez mais sendo marginalizados no Paraguai.
Agapito Cantero , conhecido produtor de produtos Piray, Maracaná e Canindeyú, disse que além do baixo preço do produto, eles a entrada do produto do lado brasileiro, abastece o mercado local.
“Essa situação é preocupante. Não sei se o ministro sabe ou não, mas acho que a prioridade deve ser dada aos nossos compatriotas e, se houver escassez de produtos, devemos recorrer ao mercado externo. Nesse caso, há muita mandioca no Maracanã, mas os compradores vão todos para o Brasil”, reclamou.
Cantero confirmou que a mandioca é trazida do país vizinho para o mercado de Assunção, “enquanto nós não a vendemos”, afirmou.
O produtor disse que foi à imprensa para informar o ministro Carlos Giménez sobre a realidade dos pequenos produtores rurais do interior do país.
Maracanã: Os produtores de mandioca do PY não estão vendendo seus produtos. Não tem mercado, nem preço bom
Fonte Extra com inf. Portal de Curuguaty