Edit Template
  • Início
  • /
  • Destaque
  • /
  • Federação União Progressista põe vencedor e derrotado no mesmo barco em SH. Quem comandará a nova federação?

Federação União Progressista põe vencedor e derrotado no mesmo barco em SH. Quem comandará a nova federação?

Juce, um dos dirigentes do PP e Dinho, prefeito do União Brasil (fotomontagem divulgação)


Como fica a situação dos municípios com a nova federação?

Será oficializada na terça, dia 19,  junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma das mais fortes uniões partidárias do país.

É a federação ‘União Progressista’, formada por União Brasil e PP que contará com 109 deputados federais, 14 senadores, seis governadores, cerca de mil e 400 prefeitos e 12 mil vereadores de todo o país.

As convenções serão simultâneas dos dois partidos, com imprensa e transmissão proibidos, e no mesmo dia haverá a primeira convenção conjunta da Federação União Progressista (UP).

Antonio Rueda, presidente nacional do União Brasil vai comandar a federação. (Foto: União Brasil/Divulgação)

Paraná

Dos 399 municípios paranaenses, a Federação União Progressista detém o comando de 91 prefeituras. Este é um dos números que demonstram, dentro do Estado, a importância da aliança partidária entre o União Brasil e o Progressistas.

Nomes como o da ex-governadora Cida Borghetti e do senador Sérgio Moro compõem a Federação, que também passa a ter as maiores bancadas de deputados estaduais e federais do Paraná.

No Paraná, a Federação União Progressista terá as maiores bancadas parlamentares na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) e, em Brasília, na Câmara dos Deputados.

  • 10 deputados federais, sendo: Ricardo Barros, Pedro Lupion, Tião Medeiros, Toninho Wandscheer, Dilceu Sperafico e Vermelho, pelo Progressistas; Delegado Matheus Laiola, Felipe Francischini, Geraldo Mendes e Padovani, pelo União Brasil.
  • 14 deputados estaduais, sendo: Maria Victoria, Adriano José, Cristina Silvestri, Marcio Pacheco, Mabel Canto, Matheus Vermelho e Paulo Gomes, pelo Progressistas; Flávia Francischini, Luiz Fernando Guerra, Mauro Moraes, Nelson Justus, Ney Leprevost, Thiago Buhrer e Tito Barichello, pelo União Brasil.
  • Um senador (União Brasil), 91 prefeitos (61 pelo Progressistas e 30 pelo União Brasil), 95 vice-prefeitos (51 pelo Progressistas e 44 pelo União Brasil), e 943 vereadores (552 pelo Progressistas e 391 pelo União Brasil).
  • Dois minutos para inserção de propaganda no horário eleitoral.

Políticos dos dois partidos no Paraná (Divulgação)

Santa Helena

A exemplo do que deve acontecer em diversos municípios do Paraná e do Brasil, em Santa Helena, a junção dos dois partidos provoca uma situação no mínimo constrangedora.

Ocorre que União Brasil e Progressistas foram antagonistas na disputa local, sendo que o prefeito Dinho Maraskin (UB), eleito com esmagadora maioria de votos, derrotou Paulo Mocellin (PP).

A grande expectativa fica por conta de quem será o “comandante” da federação no âmbito local, se a turma do União Brasil com o prefeito vitorioso e a maior bancada na câmara, com três vereadores ou o prefeito que perdeu e que fez somente uma vereadora, que é esposa do ex-prefeito Jucerlei Sotoriva, um dos comandantes pepistas?

Mas como neste caso, tudo acontece mais de cima pra baixo, primeiro os dois partidos precisam resolver questões nacionais, na sequência, as definições estaduais e daí, sim, as decisões para ver com quem fica o comando nos municípios.



Fonte Extra com inf. União Metropolitana

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

  • All Post
  • Saúde e Bem-Estar
Edit Template

© 2024 Todos os Direitos Reservados a FONTE EXTRA
Desenvolvido com o por VRCLIC – Soluções Digitais 

Pressione ESC para sair

Temos um número de máximo de 30 caracteres para cada busca.