Ter um poço artesiano e não o utilizar ou, só quando convém! Esta situação deve estar com os dias contados.
Ao longo do tempo, a Prefeitura de Santa Helena apoiou com incentivos consideráveis, a perfuração de centenas de poços artesianos a produtores rurais. Muitos destes estão esquecidos nas propriedades que se utilizam da rede de água potável para nutrir as necessidades, inclusive de animais.
Com o decreto que nomeia a Comissão Municipal de Acompanhamento e Fiscalização do Uso da Água, na Área Rural, sendo provavelmente publicado hoje no diário oficial, esta história começa a mudar de verdade.
A comissão vai iniciar os trabalhos visitando os agricultores que possuem empreendimentos na suinocultura, avicultura, confinamento gado de corte e leite, especialmente aqueles que receberam os incentivos para construção de poços artesianos.
Estes proprietários serão comunicados para ativar os sistemas instalados e, se necessário, pode acontecer notificação para que façam seus poços artesianos funcionar.
Através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a comissão, vão ser realizadas reuniões com os vereadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, IDR Paraná, para passar as informações acerca do decreto que estará vigente e também para discutir outras ideias de ações necessárias para regularizar, definitivamente, a questão da água no município.
Segundo Daniel Moro, titular da pasta da Agricultura que tem no seu escopo o Departamento de Abastecimento Rural, o início dos trabalhos se dará pelo distrito de São Roque.
Leia também
Programa contestou falsas informações sobre panorama geral da água em Santa Helena
Fonte Extra







