Edit Template
  • Início
  • /
  • Cotidiano
  • /
  • Acusação de compra de votos em Itaipulândia é grave e expõe mazelas de campanhas eleitorais no município (atualizada)

Acusação de compra de votos em Itaipulândia é grave e expõe mazelas de campanhas eleitorais no município (atualizada)

PF já deu várias batidas nas casas dos envolvidos

Uma denúncia de compra de votos em Itaipulândia está sob revisão judicial, iniciada pela coligação “Unidos Por Uma Itaipulândia Melhor”.

O caso envolve suposta cooptação ilegal de votos, documentada por meio de gravações de áudio, imagens de câmeras de segurança e depoimentos de testemunhas alterados.

Isso levou a investigações federais, mandados de busca e apreensão com participação da Policia Federal e a um clima de tensão em Itaipulândia, podendo causar uma mudança política significativa.

Trechos degravados de conversas nas mídias sociais e que constam nos autos

Compareceu na ASSOREMI para oferecer valores em troca de adesivagem de veículos…”

“…Se quiserem usar o adesivo, pra Prefeito, indiferente de Vereador, tá? Eles vão dar, quem tiver adesivado, o comitê vai dar 70 reais por semana pra cada carro…”

“…se você acha que você vai pro outro lado, você já pode se preparar que você vai ganhar a conta…”

Prática não é inédita em Itaipulândia

Segundo o Ministério Público, as provas, incluindo dados de telefones celulares, confirmam tentativas de compra de apoio político e sugerem que práticas semelhantes ocorreram em eleições anteriores.

O MP recomenda que a ação prossiga, alegando que o pagamento por propaganda política em propriedade privada é proibido e que essa conduta prejudica a igualdade eleitoral.

(Royer tinha 46 anos e foi morto no dia 8 de julho de 2008)

Riqueza, crime e poder

Em 2008, um prefeito chegou a ser morto em pleno exercício do mandato por pura cobiça ao poder e dinheiro.

Os mandantes que eram do mesmo grupo político do prefeito Vendelino Royer, (foto) assassinado por pistoleiros, foram todos condenados.

O crime expôs já há muito tempo, a que ponto pode chegar a sanha pelo poder na pequena e rica Itaipulândia que só no ano passado, foi regada com aproximadamente 130 milhões apenas em royalties da Itaipu, sem contar os repasses estaduais e federais…

O espaço para quem foi citado na reportagem anterior e outros que se sintam atingidos pela informação repassada, continua aberto.

Atualização

Foi citado equivocadamente e e suprimido posteriormente, a citação ao site Cidades do Oeste, como se lá estivesse uma matéria completa a respeito do caso da cooptação ilegal de votos nas campanhas eleitorais do município.

Na verdade, a história repercutiu bastante em outros órgãos de comunicação, inclusive na Agência Brasil, órgão do Governo Federal, conforme imagens abaixo.

Também o caso da morte do ex-prefeito Vendelino Royer, ganhou muita repercussão à época…

(Reportagem da Assessoria de imprensa do Governo Federal em outubro passado já denunciava a compra de votos em Itaipulândia)

(Gazeta do Povo versa sobre julgamento e condenação por crime contra prefeito Vendelino, publicação de 2010, dois anos após a execução de Royer)

Leia o que foi publicado:


Ministério Público aceita denúncia contra prefeito de Itaipulândia

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

  • All Post
  • Saúde e Bem-Estar
Edit Template

© 2024 Todos os Direitos Reservados a FONTE EXTRA
Desenvolvido com o por VRCLIC – Soluções Digitais 

Pressione ESC para sair

Temos um número de máximo de 30 caracteres para cada busca.