Nesta quarta-feira, dia 19 de abril, se comemora o aniversário de 61 anos da Lar Cooperativa Agroindustrial.
Fundada em 1964, a Lar se tornou uma das maiores cooperativas do Brasil, com atuação nos segmentos de aves, suínos, leite, grãos, entre outros.

Primeira sede em Missal (Arquivo Lar)
Ao longo de sua história, a Lar tem sido uma peça fundamental no desenvolvimento econômico regional, gerando empregos, renda e promovendo o desenvolvimento sustentável da comunidade.
Seus 61 anos representam um marco de excelência, inovação e compromisso com o agronegócio brasileiro.

Década de 1970, sede própria no Bairro Condá em Medianeira
História
O ano era 1964 quando 55 pequenos agricultores do RS e SC se uniram na antiga Gleba dos Bispos, onde atualmente fica o município de Missal (PR) para cultivar a terra, criar animais, extrair madeira e comercializar insumos. Graças à profissionalização constante e visão de futuro, o grupo foi sendo reestruturado, num processo que culmina na agroindustrialização, na década de 1990, e em uma gestão integrada, baseada desde 2017 em três superintendências: Administrativa Financeira, Negócios Agrícolas e Suprimentos e Alimentos.

Um homem à frente do seu tempo
De engenheiro agrônomo visionário a presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues sempre foi obstinado, focado no desenvolvimento da cooperativa que abraçou pra valer a partir do início dos anos 1990.
A Lar deu um salto de crescimento enorme e se tornou referência no setor com a austera gestão de Rodrigues.
“Só assumi a presidência da atual Lar com essa ideia de que tinha que fazer duas coisas: trazer mais eficiência na agricultura e agregar valor, porque pequenas propriedades não se viabilizam só com grãos e nós já tínhamos através da Frimesa um pouco de suinocultura e leite”, lembrou Irineo.
A terceira maior cooperativa do Paraná, quarta do Brasil, presente em todo o mundo.
Além da forte atuação no oeste do Paraná e outras regiões, também está presente em Santa Catarina, no Mato Grosso do Sul e no Paraguai.
Em termos de comercialização dos seus produtos, principalmente na área de proteína animal, a Lar tem presença em muitos países do mundo. Os cortes de frango estão habilitados para chegar em mais de 100 países, pela América, Europa, Ásia e países árabes.
Nas gôndolas de supermercados na China ou no Japão, na França ou África do Sul, podem ser encontrados cortes de frango da Lar, que saem de aviários de municípios como Santa Helena no Paraná, que proporcionalmente tem um dos maiores plantéis de aves, a grande maioria de produtores ligados à cooperativa.
600 milhões em 2025
A Lar Cooperativa tem 600 milhões de reais em caixa para investir durante este ano de 2025, anúncio feito ainda no ano passado.
O foco, segundo o presidente Irineo da Costa Rodrigues é investimento em novas unidades de proteínas, modernização das plantas industriais de processamento de aves, suínos e soja.