Com vistas ao grande movimento que tende a aumentar cada vez mais entre o Paraguai e o Brasil, via Porto Internacional de Santa Helena, um grupo de empresários do Paraguai, encabeçados por Adjaime Pavei, brasileiro radicado naquele país, resolveu fazer um investimento superior a 2 milhões de dólares para construir uma grande embarcação.
O otimismo para o investimento está respaldado pelas obras de infraestrutura, principalmente a pavimentação asfáltica que vai ligar o Porto Índio até a antiga Super Carretera, atual Ruta 07, no Cruce Mbaracayú em Itakyry, cujas obras estão ao redor dos 70% concluídas.
A empresa Navegação Porto Índio, fez seu próprio estaleiro e constrói há mais de um ano no Porto Alemão, na localidade de Porto Índio, município de Mbaracayú no departamento de Alto Paraná, Paraguai, uma balsa com mais de 80m de comprimento, com uma estrutura invejável.
Também, feito do zero, no mesmo local, foi construído o rebocador com dimensões apropriadas para a portentosa embarcação que deverá ser lançada ao lago ainda neste mês de setembro, se o tempo colaborar. Serão convidadas autoridades do Paraguai e do Brasil para a inauguração.
No sábado (30), foi ao ar no Programa Elder Boff, uma entrevista com Adjaime Pavei, concejal (vereador), empresário e agricultor do Paraguai, que encabeça um grupo de mais 3 pessoas que investem no empreendimento.
Também participou do programa, Francisco Gayoso, morador daquela região e que ajuda coordenar os trabalhos de construção que envolvem cerca de 25 profissionais durante todo o tempo da edificação do conjunto (balsa e rebocador).
Fonte Extra




Dois motores marítimos ultra potentes de 550 cv a diesel, projetado para aplicações de alto desempenho em navios e embarcações. (Fotos: Elder Boff)
Fonte Extra