Depois de colocada na água neste domingo (28) no Porto Alemão, na região do Porto Índio, município de Mbaracayú no Paraguai, a grande balsa continua fazendo testes no Lago de Itaipu e em breve começará a ser utilizada para o transporte entre aquele país e o Brasil, via Porto Internacional de Santa Helena.
A operação que colocou rebocador e balsa na água demorou quase uma semana, mas tanto o processo de por na água como os testes de navegação após o conjunto ser acoplado, são animadores e tudo se encaminha para que logo a embarcação esteja em operação.
O investimento superior a dois milhões de dólares é de um grupo de empresários formado por brasileiros radicados há muito tempo no país com a participação de paraguaios como cotistas.
Balsa gigante que irá singrar o Lago de Itaipu está sendo construída no Porto Índio
Um dos brasiguaios que encabeçam om empreendimento é Adjaime Pavei, que está no Paraguai há muitos anos. Ele lembrou que a construção, tanto do rebocador como da balsa, contou com a maioria da mão de obra local, com alguns profissionais engenheiros navais de Assunção.
“O estaleiro foi por aqui mesmo no porto e ficamos mais de um ano construindo” disse Pavei. “Acreditamos muito no potencial do comércio exterior entre o Brasil e o Paraguai, via Lago de Itaipu, com a ligação ao Porto de Santa Helena, por isso investimos”, completou Adjaime.
A inauguração oficial, com presença de brasileiros, brasiguaios e paraguaios, deve ser marcada para breve.
Assista abaixo, o vídeo recapitulando o transporte do rebocador e imagens inéditas da balsa sendo posta no lago e o “batismo” que aconteceu neste domingo…
Fonte Extra






