Veja como ficou o campeonato, os rebaixados e a composição do Brasileirão do ano que vem que começa já em janeiro…
A Série A do Campeonato Brasileiro de 2025 chegou ao fim na tarde deste domingo (7) com os olhos mais pra baixo do que pra cima da tabela…A 38º e derradeira rodada começou com duas vagas em aberto na briga contra o rebaixamento. O Internacional se livrou da queda e Fortaleza e Ceará terminaram rebaixados.
O Inter tinha pela frente a situação mais complicada da Série A. Precisava não apenas vencer como também torcer por outros resultados. A vitória por 3 a 1 em cima do Bragantino, em pleno estádio Beira-Rio, garantiu a permanência do clube gaúcho na primeira divisão.
Já o Fortaleza não conseguiu se livrar da queda. A equipe perdeu para o Botafogo por 3 a 2 e terminou a competição na 18ª colocação. O Ceará, por sua vez, foi derrotado em casa pelo Palmeiras por 3 a 1 e ficou em 17º lugar, fechando o grupo de quatro rebaixados para a Série B. Sport e Juventude já estavam rebaixados.
Além do Internacional, Vitória e Santos, que também tinham chances de queda, conseguiram escapar.
A equipe baiana bateu o São Paulo por 1 a 0, enquanto o Peixe da Vila Belmiro venceu o Cruzeiro por 3 a 0.
Briga por uma vaga na Libertadores
A definição dos classificados para a Libertadores da América do ano que vem também ganhou novas possibilidades com o fim da competição. Com o título do Flamengo no último fim de semana, as equipes aguardam o resultado do campeão da Copa do Brasil para saber se haverá ou não uma vaga a mais para o torneio continental.
Se a taça da Copa do Brasil terminar nas mãos do Fluminense ou Cruzeiro, o 8° lugar no Brasileirão dá acesso para a pré-Libertadores. Nesse caso, quem se classifica é o São Paulo — mesmo tendo sido derrotado pelo Vitória. Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol e Fluminense já estão garantidos na primeira fase da Libertadores. Botafogo e Bahia vão para a pré-Libertadores.
Veja os participantes da edição de 2026
Na Série B, o Coritiba foi o campeão e subiu ao lado de Athletico-PR, Chapecoense e Remo.
Vale lembrar que o Brasileirão Série A começa mais cedo a partir de 2026. Com as alterações no calendário do futebol nacional, a competição tem seu início programado para o dia 28 de janeiro e será disputada durante todo ano, com uma pausa para a Copa do Mundo.
Estes times que subiram da B, se juntam os 16 melhores do campeonato deste ano, que são:
1º Flamengo – 79 pontos
2º Palmeiras – 76 pontos
3º Cruzeiro – 70 pontos
4º Mirassol – 67 pontos
5º Fluminense – 64 pontos
6º Botafogo – 63 pontos
7º Bahia – 60 pontos
8º São Paulo * – 51 pontos
9º Grêmio – 49 pontos
10º Red Bull Bragantino – 48 pontos
11º Atlético-MG – 48 pontos
12º Santos – 47 pontos
13º Corinthians – 47 pontos
14º Vasco – 45 pontos
15º Vitória-BA – 45 pontos
16º Internacional – 44 pontos
Rebaixados para a B
17º Ceará – 43 pontos
18º Fortaleza – 43 pontos
19º Juventude – 35 pontos
20º Sport – 17 ponto
*Dependendo quem ficar com a Copa do Brasil, São Paulo pode ir para a fase de mata-mata da Libertadores.
NSC Total






