O Governo do Estado prestou apoio à família de uma menina de 11 anos, natural de Curitiba, que caiu de um penhasco no mirante do Cânion Fortaleza, na cidade de Cambará do Sul, na Serra Gaúcha. A confirmação da morte aconteceu no fim da noite da quinta-feira (10).
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná enviou um oficial e outros bombeiros à cidade para acompanhar de perto os trabalhos e prestar apoio à família. Os profissionais ajudaram as equipes do Corpo de Bombeiros local, que trabalharam intensamente nas buscas. Um drone com câmera térmica foi usado para localizar a menina e o resgate do corpo foi feito com uma operação de rapel. A criança fazia um passeio com os pais quando o acidente ocorreu.
O Governo do Estado destacou dois aviões, um do Batalhão de Operações Aéreas – Polícia Militar (BPMOA) e outro da Casa Militar, para fazer o translado do corpo e trazer a família de volta ao Paraná.
O governador em exercício Darci Piana prestou solidariedade à família e destacou que o Governo do Paraná se uniu em orações pela menina. “Lamento profundamente a morte da menina curitibana que caiu no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, confirmada após 10 horas de buscas. As forças de segurança paranaenses estão auxiliando a família em todos os procedimentos nesse momento difícil”, disse.

Governo do Paraná presta apoio à família da menina que caiu em cânion no Rio Grande do Sul
(Foto: CBN-RS)
A Polícia Civil segue investigando o caso, conduzido pela delegada Fernanda Aranha, que também analisa a estrutura de segurança do mirante. Conforme a investigação, há placas de advertência no local, mas não há barreiras físicas ou cercas que impeçam a aproximação da borda do cânion. O ponto onde a queda ocorreu fica próximo à área de uma lanchonete e possui grande movimentação de turistas, especialmente nos meses de inverno.
A Concessionária Urbia Cânions Verdes, responsável pela administração do parque, emitiu nota oficial lamentando profundamente a tragédia e informando que o mirante foi interditado temporariamente por respeito à família e para colaborar com os trabalhos da perícia. O caso também provocou repercussão nacional. O governador Eduardo Leite expressou pesar pela perda, elogiando o trabalho das equipes de resgate. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou mensagem de condolências à família em suas redes sociais. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que o ICMBio, órgão federal que atua na preservação dos parques, prestará apoio integral às investigações.
Os próximos passos do inquérito envolvem a análise técnica do local do acidente, verificação de responsabilidade civil e administrativa, e a possibilidade de responsabilização da concessionária por eventuais falhas de segurança. A tragédia levanta novamente o debate sobre a necessidade de reforçar a segurança em parques naturais e áreas turísticas de risco, especialmente em espaços frequentados por crianças e pessoas com deficiência.
A comunidade de Cambará do Sul, bem como moradores de Caxias do Sul — cidade de origem da família —, está profundamente comovida com a perda precoce de Bianca Zanella, uma menina descrita como doce, alegre e muito querida por todos.

O Corpo da pequena Bianca foi cremado em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. (Foto: redes sociais)
Fonte Extra com inf. AEN e NB Notícias







