Apesar da Certidão de Óbito trazer como causa mortis, uma pancada na cabeça, ainda não há certeza se Basilio Niheus tenha sido mesmo vítima de assassinato.
Antes de ser sepultado, o corpo foi levado para a necropsia no Instituto Médico Legal de Foz do Iguaçu.
Via de regra, entre 24 e 48h, nestas condições, um corpo é liberado para os familiares para a realização dos atos fúnebres.
Mas, se a causa não for aparente ou houver necessidade de exames detalhados, o prazo pode se estender, chegando a meses em situações excepcionais;
O laudo cadavérico no Instituto Médico Legal (IML) do Paraná, incluindo a unidade de Foz do Iguaçu, demora em média de 30 a 45 dias para ser finalizado, especialmente se exames laboratoriais complementares forem necessários, o que talvez não seja o caso.
Basilio foi encontrado morto em sua casa na Linha Gaúcha, entre os distritos de Sub-Sede e São Clemente na segunda-feira (9).
O sepultamento aconteceu no dia seguinte, após rápido velório. Com o inquérito policial em aberto, o caso só se dará por encerrado quando chegar o resultado dos exames do IML. Daí, o resultado de tudo isso vai para a Justiça no Fórum de Santa Helena para que se dê andamento.
Se for constada morte violenta provocada por outra pessoal e, sendo assim o acusado for pego ou se entregar, deverá acontecer um julgamento na Comarca de Santa Helena, PR.
Um julgamento pode ocorrer normalmente, mesmo com o réu foragido, se esse for o caso, especialmente no Tribunal do Júri (casos de homicídio, tentativa, etc.), desde que ele tenha sido validamente pronunciado (ou seja, que a autoria e materialidade tenham sido confirmadas anteriormente pelo juiz) e feita a intimação (pessoalmente ou por edital).


Pauladas? Homem encontrado sem vida no interior de Santa Helena pode ter sido assassinado
Elder Boff/Fonte Extra







