Um dos assuntos que têm tomado conta de discussões, principalmente na Câmara de Vereadores há muito tempo, é a questão do abastecimento e qualidade da água potável de Santa Helena. Um debate que ainda precisa ser aprofundado pelo legislativo local é em relação às centenas de poços artesianos, praticamente dados pelo Município e que estão sem uso ou subutilizados.
Vários gargalos foram resolvidos na administração passada, como o problema da falta de água no Jardim das Flores em São Clemente, que há décadas sofria com um sistema arcaico. Assim, pelo interior do município, vários sistemas foram sendo implantados e melhorados.
Mas, de vez em quando, acontecem os problemas pontuais, que não são exclusividade deste setor.
Desde o domingo (31) algumas reclamações pela falta de água em determinados pontos do distrito de São Roque, foram feitas, o que se avolumou nesta segunda-feira.

Secretário de Agricultura e Abastecimento Rural, engenheiro agrônomo Daniel Moro (foto: Assessoria)
Tão logo o secretário de Agricultura e Abastecimento Rural, Daniel Moro, ficou sabendo, mobilizou a equipe que foi enviada durante o dia até a sede do distrito santa-helenense.
Foi descoberto um rompimento próximo da caixa d’água de distribuição. A princípio foi acionada a empresa responsável pelo fornecimento da canalização, que teria que cumprir as garantias e repor um material específico.
Feito a escavação, foi identificado o problema e quais as peças (conexões) que eram necessárias para efetuar o conserto.
Verificando-se com mais detalhes, chegou-se à conclusão de que poderia ser feito o reparo para solucionar a questão. Mesmo assim, foi necessário a empresa autorizar a aquisição do material junto a uma empresa local, por questões burocráticas documentais.
Precisou a empresa vencedora da licitação entrar em contato com a empresa de Santa Helena para solicitar o equipamento necessário, uma conexão entre PVC e PAD, utilizada para rede adutora até o reservatório de São Roque.
A água voltou a fluir normalmente a partir do final da tarde desta segunda-feira, para alívios das famílias que estavam sem o precioso líquido.

Prefeitura incentivou inúmeros poços artesianos no município e muitos proprietários ignoram o benefício e usam água da rede, inclusive para animais (foto: GMK)
Fonte Extra







