Edit Template
  • Início
  • /
  • Destaque
  • /
  • Divulgado pelo Ministério de Obras do Paraguai, o atual estágio do asfalto de Porto Índio ao trevo de Itakyry

Divulgado pelo Ministério de Obras do Paraguai, o atual estágio do asfalto de Porto Índio ao trevo de Itakyry

(MOPC)

Obra tem fundamental importância para o crescimento da movimentação no Porto Internacional de Santa Helena

As obras de pavimentação e manutenção da Rodovia PY21, no trecho entre o trevo de Itakyry e Porto Índio, estão mais de 73% concluídas. O projeto beneficiará diretamente mais de 30 mil moradores do departamento (estado) do Alto Paraná e consolidará um corredor estratégico para a produção e o comércio fronteiriço.

Essa região no norte do Alto Paraná é conhecida por sua alta produção agrícola e pelo constante fluxo de produtos como soja, milho e outros grãos destinados à exportação pelos portos do Rio Paraná. Portanto, trata-se de uma rota estratégica, tanto para garantir o trânsito diário da população para os centros urbanos quanto para o comércio internacional.

(Foto: Elder Boff/Fonte Extra)


Duas frentes de trabalho

A pavimentação do trecho está sendo realizada em duas partes: O Lote 1 se estende do trevo de Itakyry até a cidade de General Díaz, com 27 quilômetros de extensão. O progresso acumulado nessa fase atinge 81,42%, com tarefas que incluem a remoção do pavimento existente, a melhoria do subleito, a colocação de base granular, a aplicação de revestimento e emulsão asfáltica, o pavimento asfáltico convencional e modificado com polímeros, além da construção de estruturas de pontes e obras ambientais complementares.

O Lote 2, que abrange 33,36 quilômetros de General Díaz a Porto Índio, no distrito de Mbaracayú, atingiu um progresso acumulado de 65,70%. Neste trecho, estão em andamento os trabalhos de construção de aterro, melhoramento do subleito em vários níveis de capacidade de suporte, base granular, tratamento superficial asfáltico e construção de valas de concreto, de acordo com o cronograma contratual.

As obras do Lote 1 estão sendo executadas pela empresa Benito Roggio e Hijos SA, enquanto o Lote 2 está sendo executado pela LT SA, com supervisão dos consórcios Grimaux-Electroconsult e TYPSA-AII, respectivamente. Ambos os contratos incluem, além da construção, serviços de manutenção por 60 meses, sob o modelo de Contrato para Construção e Manutenção de Estradas por Níveis de Serviço (CCOMA).


Leia também:

Asfalto de Sanga Funda a San Lorenzo ganha sinal verde do Governo Paraguaio. Associação comemora (áudios)

Ministra de obras do Paraguai anuncia asfalto de Troncal 4 a Marangatu em frente a Pato Bragado. Santa Helena e outros municípios serão beneficiados

Conectividade estratégica

O trecho a ser pavimentado abrange 60,36 quilômetros e inclui construção, manutenção, estruturas complementares e dispositivos de controle de carga.

Isso fortalece a conexão entre a Rodovia PY07 e o Lago de Itaipu, apoiando o dinamismo produtivo do leste do Paraguai e aprimorando a integração logística do Departamento do Alto Paraná com a Costa Oeste do Paraná, no Brasil, via Porto Internacional de Santa Helena.

(Fotos: MOPC/PY – clique para ampliar)






Elder Boff com inf. MOPC

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

  • All Post
  • Saúde e Bem-Estar
Edit Template

© 2024 Todos os Direitos Reservados a FONTE EXTRA
Desenvolvido com o por VRCLIC – Soluções Digitais 

Pressione ESC para sair

Temos um número de máximo de 30 caracteres para cada busca.