Júlio Morandi foi prefeito, vereador e chegou a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná. Ele será homenageado com o título de Cidadão Honorário de Santa Helena.
A autoria do projeto, aprovado por todos os edis, é da vereadora do MDB, Sandra Aparecida Kogelinski Soethe. A honraria será entregue em Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Santa Helena às 19h da próxima quinta,
Júlio governou o município por duas oportunidades. A primeira vez, entre 1986 e 1988, foi logo depois de acabar o regime militar e que foram autorizadas a volta dos pleitos em municípios considerados como Área de Segurança Nacional e Santa Helena, era um destes. Depois, acabou retornando à prefeitura para a gestão 2003-2006.

Júlio Morandi (Arquivo pessoal)
Júlio Morandi nasceu na localidade de Barra do Rio Azul, município de Aratiba, no Rio Grande do Sul, em 9 de dezembro de 1948 e é casado com Elisabete Carniel Morandi, com quem teve três filhos: Fabrício, Fabiane e Fabíola. Sua esposa, a exemplo dele, também foi vereadora local. Morandi se mudou para Santa Helena em 1971.
Além de prefeito em duas oportunidades, foi eleito vereador em 2014, sendo o mais votado do município naquela eleição.

Júlio, 76 anos, em recente entrevista comentando a trajetória do amigo Dobrandino, ex-prefeito de foz, falecido há pouco mais de um mês (Reprodução: Fonte Extra)
Antes disso, concorreu a uma vaga de Deputado Estadual em 1998, ficando como suplente e assumindo o cargo por um período na Assembleia Legislativa.
Durante sua gestão como prefeito (1993-1996), foi eleito vice-presidente e posteriormente presidente da Associação dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.
Em fevereiro deste ano, a Assembleia Legislativa do Paraná concedeu ao ex-prefeito Júlio Morandi, em reconhecimento pelos serviços prestados à população de Santa Helena e do Oeste do Paraná, o Certificado Menção Honrosa, durante Sessão itinerante em Cascavel.

(Divulgação)



Morandi em recente entrevista, como gestor da Cohapar regional e o “santinho” de vereador (Fotos: Elder Boff e arquivo particular)
Fonte Extra






