Em áudio enviado exclusivamente ao Fonte Extra, o prefeito da cidade que tem 1.668 moradores, o menor número de habitantes de Santa Catarina, Agnaldo Deresz, fez um resumo do acontecimento climático que atingiu em cheio o município de Barra Bonita, no extremo oeste.
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou oficialmente neste domingo, 21, a ocorrência de um tornado em Barra Bonita. O fenômeno foi registrado na noite de sábado, 20, e deixou um rastro de destruição em diversas comunidades do município.
De acordo com o secretário de Estado de Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, a confirmação foi feita após análise técnica realizada pelas equipes da corporação. “Nossa equipe técnica confirmou a passagem de um tornado na noite deste sábado pelo município de Barra Bonita. As imagens foram feitas na manhã deste domingo com o auxílio do drone que nossas equipes regionais possuem para atendimento aos municípios”, declarou.
Entre os principais pontos afetados estão as comunidades de Caçador Alto, Caçador Baixo, Cruz e Souza e Treze de Maio. Casas sofreram danos significativos, com destelhamentos e estruturas comprometidas.
A Defesa Civil informou ainda que mantém contato direto com a administração municipal para prestar o suporte necessário às famílias atingidas, tanto na recuperação das moradias quanto no atendimento emergencial.
Ouça o que disse exclusivamente ao Fonte Extra, o prefeito Agnaldo Deresz sobre o fenômeno climático e as consequências do tornado em Barra Bonita, SC:

Agnaldo Deresz com o secretário de Defesa Civil de SC Mário Hildebrandt em julho (foto: Assessoria)
16 municípios afetados
As fortes chuvas que atingem Santa Catarina desde sábado (20) causaram estragos em ao menos 16 cidades, informou a Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (22). No total, os temporais atingiram 166 casas e deixaram três pessoas desabrigadas. Nenhuma morte foi registrada.
As ocorrências, segundo a Defesa Civil, estão relacionadas as chuvas intensas, com forte vendaval e queda de granizo. Rio Negrinho, no Norte, e Barra Bonita, no Oeste, devem decretar situação de emergência nesta segunda-feira.
Erval Velho, no Meio-Oeste, registrou o maior acúmulo de chuva, com 94.6 milímetros nas últimas 24 horas. Na sequência estão Pouso Redondo (86.6 milímetros), Vargem (84.2 milímetros), Piratuba (79.6 milímetros), Campos Novos (78.6 milímetros) e Videira (77.4 milímetros).
Em relação aos ventos, a maior rajada das últimas 24 horas foi registrada em Urupema, na Serra catarinense, com 106.7 Km/h. Os ventos também atingiram Água Doce (106.4 Km/h), Rio Negrinho (70.6 Km/h) e Campos Novos (67.2 Km/h).
Chuvas causam estragos em SC
Na noite deste domingo (21), um temporal com granizo e forte rajada de vento deixou ao menos oito casas destelhadas em Monte Carlo, no Norte catarinense. De acordo com os bombeiros, ninguém ficou ferido.
Em Santa Cecília e Campos Novos, no Meio-Oeste catarinense, os ventos causaram queda de árvores na SC-340 e na SC-135, respectivamente, na noite deste domingo. Ninguém se feriu.
Entre sábado e o final da tarde de domingo, ao menos 15 municípios haviam registrado ocorrências relacionadas aos temporais. No total, 136 casas foram afetadas. Ninguém morreu.

Visita à secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de SC, Mário Hildebrandt, no final de julho deste ano, para dialogar sobre as demandas do município de Barra Bonita no final de julho deste ano. (Assessoria)
Em Barra Bonita, que é o menor município em número de habitantes de Santa Catarina, uma casa chegou a sair do lugar, parando sobre um carro, tamanha a força do vento. A Defesa Civil confirmou que a cidade, assim como em São Miguel do Oeste, teve uma tempestade severa associada a um tornado.
Segundo levantamento da Defesa Civil, os atendimentos no Oeste de Santa Catarina se concentraram em cidades como Entre Rios, Ipuaçu, Bom Jesus, São Lourenço do Oeste, Passos Maia, Marema e São Miguel do Oeste. Apesar dos estragos, não houve registro de feridos, nem a necessidade de abrigos temporários.
Veja as cidades atingidas
– Entre Rios
– Itapiranga
– São Lourenço do Oeste
– Bom Jesus
– Marema
– São Domingos
– Passos Maia
– Ipuaçu
– São Bento do Sul
– Barra Bonita
– São Miguel do Oeste
– Mafra
– Canoinhas
– Rio Negrinho
– Três Barras
– Maravilha




Destruição por tornado em Barra Bonita, Santa Catarina (fotos: Defesa Civil)
Fonte Extra com inf. NSC Total/Peperi






