Uma fala do presidente Lula (PT) revelando que ele reprovou uma foto de um homem negro e sem dentes em uma revista institucional de seu governo anterior levou o tema “Lula racista” aos assuntos do momento na rede social X, neste sábado (23). A declaração foi dada durante evento do programa Brasil Sorridente, em Sorocaba, na quinta-feira (21).
O chefe do governo brasileiro justificava a criação do programa de assistência odontológica, quando disse ter dado uma bronca em um ex-ministro do Desenvolvimento Agrário pelo uso de uma foto com um negro banguela para divulgar o Brasil em um congresso do setor rural na Alemanha.
Ele narra que seu ex-ministro fez uma revista “maravilhosa” e resolveu colocar uma página com uma “senhora bonitona” que deveria ser filha de italiana ou de alemão, no Rio Grande do Sul ou Santa Catarina, com a bochecha bem vermelha, sorrindo, perto de vegetais colhidos. Mas apontou como problema outra foto, ao lado desta.

Lula (foto: Ricardo Stuckart)
“E do lado dela um senhor negro, alto, sorrindo, sem nenhum dente aqui na boca. Eu chamei o ministro e perguntei: ‘Escuta aqui, por que você colocou essa fotografia desse senhor negro, sem dente? Você acha isso bonito? Cara isso é fotografia para você colocar, representando o Brasil no exterior? O cara sem dente e ainda negro! Você não acha que isso é preconceito?”, disse Lula, em seu discurso.
O presidente ainda afirmou ter lembrado do sambista Joãozinho Trinta: “Quem gosta de miséria é intelectual. Pobre gosta de coisa boa. E eu falei para ele: ‘Você pode anular essa revista, joga essa página fora e faça uma foto de um cara com dente. E resolvi criar o Brasil sorridente”, concluiu o petista.
Na cerimônia, Lula fez a entrega simbólica de 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) a 400 municípios brasileiros. Um investimento de R$ 152 milhões pelo Novo PAC Saúde, que prevê beneficiar cerca de 1,4 milhão de pessoas em todos os estados.
Fonte Extra com inf. Davi Soares/Diário do Poder







