Em uma importante decisão para a saúde pública, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou uma lei que institui a Semana de Conscientização da Importância do Uso da Vitamina D. A nova lei, de autoria dos deputados estaduais Marcio Pacheco (PP), Tercílio Turini (PSD) e Douglas Fabrício (CD), será celebrada anualmente na segunda semana de novembro em todo o estado.
O principal objetivo da iniciativa é promover a conscientização sobre a relevância da vitamina D para a saúde humana. Com a crescente preocupação em relação à deficiência dessa vitamina, que afeta uma parcela significativa da população paranaense, a lei busca incentivar a adoção de medidas que garantam níveis saudáveis de vitamina D nos organismos dos cidadãos.
Para o deputado estadual Marcio Pacheco, com essa nova lei, espera-se que a população esteja mais informada e capacitada para adotar hábitos saudáveis, promovendo a manutenção de níveis adequados de vitamina D e, consequentemente, melhorando a saúde e o bem-estar.
“Com as rotinas de trabalho vinculadas aos computadores e a diversão das crianças atrelada ao uso de telas é importante promover rotinas saudáveis, voltadas a uma vida mais ativa e aproveitando os parques e outros espaços públicos”, disse o deputado Marcio Pacheco, coautor da lei.
Estudos recentes revelam que a deficiência de vitamina D é uma preocupação crescente, com boa parcela da população apresentando níveis inadequados dessa vitamina. Fatores como a falta de exposição solar, o estilo de vida sedentário e uma alimentação desequilibrada contribuem para esse cenário alarmante. A ausência de vitamina D está associada a uma série de problemas de saúde, incluindo fraqueza óssea, maior suscetibilidade a infecções e um risco elevado de doenças crônicas, como diabetes e câncer, além de problemas psicológicos.
Durante a Semana de Conscientização, diversas atividades estão previstas, incluindo campanhas educativas, palestras, seminários e ações de divulgação. Materiais informativos serão disponibilizados nos meios de comunicação, visando disseminar conhecimento sobre a importância da vitamina D e suas funções essenciais, como a absorção de cálcio e fósforo, o fortalecimento dos ossos e a regulação do sistema imunológico.
O Poder Executivo Estadual, em parceria com os órgãos de saúde competentes, será responsável por implementar ações e eventos que visem conscientizar a população sobre a importância do uso adequado da vitamina D. As campanhas educativas abordarão temas como a exposição solar segura, orientações nutricionais e a suplementação, quando necessária, sempre sob supervisão médica.
Alimentação
A seguir, listamos os alimentos que contêm mais vitamina D em UI (unidades internacionais), que é a medida de referência.
No entanto, é preciso ressaltar que o consumo desses alimentos não exclui a importância da exposição regular à luz solar, mas podem ajudar a alcançar os níveis adequados.
Lista de alimentos ricos em vitamina D
- Gema de ovo: 1 unidade contém 112 UI.
- Atum: 185 g contêm 247 UI.
- Salmão: 120 g contêm 194 UI.
- Bife de fígado: 100 g contêm 50 UI.
- Fígado de galinha: 100 g contêm 80 UI.
- Tilápia: 100 g contêm 54 UI.
- Óleo de Fígado de Bacalhau: 13,5 g contêm 1.360 UI.
- Óleo de Salmão: 13,5g contêm 544 UI.
- Ostras Cruas: 100 g contêm 320 UI.
- Cogumelos: 100 g contêm 400 UI.
- Sardinha em conserva: 125 g contêm 476 UI.
No caso da vitamina D, no Brasil é seguida a diretriz utilizada por Estados Unidos e Canadá, conhecida como DRIs (Diretrizes para Recomendação de Ingestão de Nutrientes).
Segundo essa referência, o valor diário recomendado para cada faixa etária é de:
- 400 UI para crianças de até 1 ano de idade.
- 200 UI para crianças e adolescentes.
- 200 a 400 UI para adultos.
- 400 a 600 UI para idosos
Fonte: Alep e Geap







