Nesta Sexta-feira Santa (18), único dia em todo o mundo, no qual não há a Santa Missa (sem consagração), mas celebra-se, sobriamente, uma ação litúrgica fazendo memória da entrega de Jesus por nós quando recebemos a comunhão nas espécies consagradas no dia anterior.
Em Santa Helena, fiéis lotaram a Igreja Católica para participar da celebração presidida pelo Padre Valdir Riboldi.
Segundo dia do Tríduo Pascal, período de três dias da Semana Santa em que a Igreja celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. No primeiro dia, Quinta-feira Santa, liturgia do Lava Pés, Instituição da Eucaristia e Sacerdócio
Dos pontos altos da celebração, a narração do Evangelho de João, contando a crucificação e morte de Jesus Cristo, o momento da comunhão e a Adoração da Cruz, quando os fieis tiveram o momento de se aproximar do símbolo da cristandade, beijando a Cruz de Cristo.

Padre Valdir diante do olhar atendo dos fiéis / Imagem Elder Boff
Agenda das outras celebrações até Domingo de Páscoa em Santa Helena
Ainda na sexta-feira, 19h, aconteceu a Procissão Luminosa da igreja até o Cristo Esplendor.
O Sábado de Aleluia tem celebração às 19h na matriz. A Vigília Pascal, Liturgia mais importante de todo o ano litúrgico, também acontecerá no mesmo horário, nos distritos de Sub-Sede, São Roque, Moreninha e São Clemente (culto).
O Domingo de Páscoa começa com Santa Missa na Igreja do bairro São Luiz às 6h30. Às 8h30, na matriz, Vila Celeste, Esquina Céu Azul, Santo Antônio do Morenão e Cabeceira da Moreninha (culto).

Celebração no Cristo Esplendor após a Procissão Luminosa / Foto: Valmir Castanho
Fonte Extra