A tese do Ministro Luiz Fux para absolver réus do 8/1 não é sobre inocência, mas sobre falta de crime de verdade. Ele está expondo a farsa da acusação”, destacou o parlamentar em publicação nas redes sociais.
A declaração ocorre após o ministro ser o único a votar pela absolvição do chamado “núcleo 4 da desinformação” na terça-feira (21).
O grupo foi condenado por cinco crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Fux também foi o único ministro da Primeira Turma do STF, a votar pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), durante o julgamento do mandatário, em 11 de setembro deste ano.
O político foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, além do pagamento de 124 dias-multa, fixados no valor equivalente a dois salários mínimos por dia.
Ainda na declaração de Seif, o senador pondera:
“O ponto é: se o caos e a depredação da esquerda radical (Black Blocs) nunca foram ‘golpe de Estado’, por que o 8 de Janeiro recebeu esse título? A resposta de Fux é uma acusação direta: Estão forçando a lei para atingir um alvo político, e ele se recusou a participar. Essa é a prova de que a condenação de Bolsonaro tem um erro de fundação. Se essa base cai, o castelo todo desmorona”.
Fonte Extra com Mael Vale/Diário do Poder






