Edit Template
  • Início
  • /
  • Destaque
  • /
  • Inauguração da base da Polícia de Fronteira em SH trás cúpula da Segurança Pública do Paraná nesta quinta

Inauguração da base da Polícia de Fronteira em SH trás cúpula da Segurança Pública do Paraná nesta quinta

Movimentação na base na véspera da inauguração. Endereço é onde atendia a Polícia Rodoviárria (Foto: Elder Boff / FE.)

O Governo do Estado do Paraná, em parceria com a Prefeitura de Santa, promove nesta quinta-feira (29) às 9h da manhã, a solenidade de inauguração da Base da Polícia de Fronteira de Santa Helena que será onde era o Posto da Polícia Rodoviária local, saída sul da cidade.

O evento contará com a presença do secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Teixeira e do secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Sandro Alex.

Presença confirmada do comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jefferson Silva e do responsável geral do Comando de Missões Especiais, tenente-coronel Alexandre Lopes Dias.

Estas e outras autoridades serão recepcionadas pelo prefeito de Santa Helena, Dinho Maraskin, pela vice Fabrícia Bedendo, integrantes das forças de segurança locais, além de vereadores e empresários de Santa Helena.

A nova base representa reforço na segurança pública regional, ampliando a atuação das forças policiais e fortalecendo o combate aos crimes na faixa de fronteira, contribuindo diretamente para a proteção da população e o desenvolvimento da região.

Carros de polícia diferentes circulavam pela cidade na tarde desta quarta (Foto: Elder Boff)

Detalhes

A iniciativa faz parte de um projeto da instalação de 11 bases operacionais físicas e sistemas de informação integrados para permitir atuação conjunta da Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil do Paraná e guardas municipais.

A estratégia combina tecnologia, inteligência policial e patrulhamento especializado. As estruturas contam com viaturas RAM 3500, armamento de maior calibre, como fuzis, e interoperabilidade entre bases de dados, incluindo as câmeras do programa Olho Vivo, o que aumenta a capacidade de resposta imediata em flagrantes e operações.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira, a criação das bases decorre de um diagnóstico aprofundado do cenário criminal e de uma solicitação do governador Carlos Massa Ratinho Junior. “O objetivo é fazer a proteção não só das nossas fronteiras, como das divisas do nosso Estado com o Sul e Sudeste. O objetivo é combate rigoroso ao crime organizado, coibindo o tráfico de drogas, o tráfico de armas e o contrabando”, detalhou.

O secretário explicou ainda que cada base recebe investimento de R$ 5 milhões, incluindo estrutura, fuzis, cães de faro e veículos como os Dodge RAM. “Teremos o reforço do efetivo policial, com a contratação de mais policiais militares que irão atuar em todo o Paraná e nas novas bases que serão lançadas ao longo de 2026 e 2027”, afirmou.

A base de Ribeirão Claro na divisa com São Paulo, foi a primeira a entrar em operação. Outras unidades estão em construção, incluindo a de Santa Helena que será entregue nesta quinta. Haverá similares em Sengés, Porecatu, Itaguajé, Querência do Norte, Diamante do Norte, Icaraíma, Capanema, Vitorino e Campo do Tenente. A proposta é criar uma malha de proteção terrestre, náutica e aérea para ampliar o monitoramento das fronteiras e divisas do Paraná.

Qual é o objetivo disso tudo…

Além da apreensão de armas e drogas, o projeto tem foco em crimes transfronteiriços. Em 2025, por exemplo, as forças de segurança do Estado lideraram as apreensões de drogas no País, com 566 toneladas, resultado da proximidade com o Paraguai e da intensificação das ações coordenadas nas rotas utilizadas pelo tráfico.

Segundo o comandante do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, tenente-coronel Edilson Martins do Prado, nos últimos anos o Paraná tem passado por uma verdadeira transformação na segurança pública. “No policiamento de fronteira tivemos avanços consideráveis e as bases estratégicas vão ser um apoio às demais instituições e se somar à logística das demais forças. Aqui estamos preocupados com o controle de acesso, com a proteção, a segurança das pessoas e patrimônios, gerando efeitos positivos também nas demais regiões e no País”, refletiu.

Coronel Hudson concedendo entrevista a Elder Boff numa de suas visitas a SH (Foto: Correio do Lago)





Elder Boff com inf. Assessoria e AEN

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

  • All Post
  • Saúde e Bem-Estar
Edit Template

© 2024 Todos os Direitos Reservados a FONTE EXTRA
Desenvolvido com o por VRCLIC – Soluções Digitais 

Pressione ESC para sair

Temos um número de máximo de 30 caracteres para cada busca.