Por Elder Boff*
Publiquei um corte da nossa live de sábado (19), na qual convidei para sentar-se ao estúdio “A” do Correio do Lago, meu sobrinho, brasileiro-boliviano (nasceu em Santa Helena-Pr), filho de mãe boliviana e de pai brasileiro, meu cunhado, aliás. Moravam aqui, obviamente, e há muito tempo voltaram ao país de origem.
Sem nenhuma combinação ou preparação pedi um pouco a ele sobre a Bolívia, como está o país. “Se transformando numa Venezuela”, disse na sua simplicidade. Ele, sua mãe e a namorada, estão entre os milhares de bolivianos que atravessam a fronteira, todos os dias, fugindo da miséria a que seu país está se encaminhando. Câmbio maluco, combustível nas alturas, falta de alimentos, carne caríssima e o principal, falta de emprego ou… subemprego…
E não são só bolivianos... A crescente migração de venezuelanos se deve principalmente à crise política e econômica em seu país, que tem levado muitos a buscar refúgio e trabalho no Brasil, especialmente em Roraima, não só lá.
Os haitianos também têm enfrentado dificuldades em seu país, como desastres naturais e instabilidade política, o que tem impulsionado a migração para o Brasil, onde procuram melhores condições de vida e trabalho.
Alguns radicais esquerdistas me criticaram por ter posto o corte da live, que mostro acima, mas, faz parte do processo democrático. Na minha opinião, que expresso publicamente, não se trata de uma dicotomia Lula/Bolsonaro…

O X da questão é para onde vamos com o desgoverno sob o qual estamos submetidos a exemplo da maioria destes países latinos que citei. Talvez uma exceção seja o Haiti, que não sofre apenas por má gestão, falta de eleição ou ideologias, mas por uma conturbação social, provocada por grupos armados que arrasam qualquer possibilidade de soerguer-se.
Outro vídeo, que posto aqui (abaixo), é de um exemplo que ratifica o que disse o meu querido sobrinho Gülmer Escalante Galo, outra, das tantas pessoas da Bolívia que migraram para o Brasil e foram acolhidas pelo empresário Luciano Hang da Havan…

*Radialista, redator, articulista e apresentador.
Fonte Extra