Dobrandino Gustavo da Silva, ex-prefeito de Foz do Iguaçu por dois mandatos e ex-deputado estadual no Paraná, faleceu nesta quarta-feira (24) por volta de 14h aos 86 anos no Hospital da Unimed em Foz do Iguaçu.
A informação foi confirmada por familiares e divulgadas pelo também ex-prefeito Paulo Macdonald.
Nascido em Urussanga (SC), cidade, Dobrandino construiu em Foz uma trajetória de participação ativa na vida pública, marcada por momentos de conquistas e também de desafios.
Contemporâneo da mesma cidade em SC, Macdonald lamentou o falecimento: “Neste momento de despedida, presto minha homenagem à sua memória e me solidarizo com seus familiares e amigos, reconhecendo sua contribuição para a história de Foz do Iguaçu.”, disse.
História
Dobrandino mudou-se para o Paraná em 1957 e estabeleceu-se em Foz do Iguaçu em 1975. Foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) na região, ao lado do irmão Altair Ferraz da Silva, o “Zizo”. Atuou ativamente em movimentos democráticos, como as Diretas Já e o Movimento Contra a Carestia.
Em 1982, foi eleito vereador e, em 1985, tornou-se o primeiro prefeito de Foz do Iguaçu eleito pelo voto direto após o regime militar, conquistando 19.129 votos.

Dobrandino em 1986, primeiro ano de prefeito em Foz (Reprodução Nosso Tempo)
Em 1990, foi eleito deputado estadual e, em 1992, retornou ao comando do Executivo municipal, reeleito prefeito com 42.584 votos, permanecendo até 1996. No total, exerceu três mandatos como deputado estadual, em 1990, 2002 e 2006.
Sua gestão foi marcada por obras estruturantes, como a abertura de avenidas, implantação de redes de saneamento em bairros populosos e avanços na regularização fundiária. Pelo reconhecimento de sua trajetória, recebeu o título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, em 2022, em cerimônia na Câmara Municipal.
O legado político da família continua por meio do filho, Sâmis da Silva, que também foi prefeito da cidade entre 2001 e 2004.
Dobrandino deixa uma história de forte atuação política e social, sendo lembrado por sua dedicação ao desenvolvimento de Foz do Iguaçu e pela defesa da democracia no Paraná.

Ato solene em Brasília no lançamento do Ano Nacional do Turismo na década 90 que contou com comitiva de Foz do Iguaçu Cláudio Rorato presidente da Câmara, Dobrandino Gustavo da Silva prefeito, Sérgio Spada deputado Federal, Vadis Luiz da Silva consultor, diretor Financeiro da Embratur e Pelé Ministro dos Esportes. (Revista Mosaicos)
Fonte Extra com inf. Rádio Cultura






