A movimentação de cargas entre o Paraguai e Brasil vem crescendo consideravelmente nos últimos tempos e o ano de 2025 deve continuar mostrando números altamente positivos no comércio exterior entre os dois países, batendo todos os recordes.
O Porto Internacional de Santa Helena tem recebido preferência de muitas empresas e caminhoneiros, em razão da menor permanência e mais agilidade em relação a outros terminais portuários da região, principalmente Foz do Iguaçu, onde a fila, não raro, é de pelo menos cinco dias para atravessar.

Hector Rodriguez funcionário da Navegação P. Índio
Em 2024, mais de 27 mil caminhões carregando produtos, a maioria do Paraguai para o Brasil, mas boa quantidade também de modo inverso, cruzaram pelas águas do Lago de Itaipu.
Entre importação e exportação, estes caminhões movimentaram cerca de 177,5 milhões de dólares, ou quase 2 bilhões de reais. Foi um ano de muitos negócios via porto local
Veja os números de importação e exportação, em real, dólar, peso e quantidade de caminhões:

Observação: No item exportação, novembro 2024, houve um erro de digitação, o valor real é 1.589.349,92 e não 158.934.992,00 e a somatória total é 177.458,420,34 de dólares, equivalente a 948.426.527,50 de reais no câmbio oficial de 06/11/2005 e não os 374.778.994,42.
Balsa nova atravessando o lago cheia de caminhões nesta quinta-feira, 6 de novembro:
Fonte Extra com inf. RF






