Um trecho que se pede asfalto de mais de 80 km, que liga Santa Margarita e Nueva Conquista, no Itakyry à San Francisco (Gleba 8) em San Alberto, foi uma das principais reivindicações da APASF, entidade presidida pelo agricultor Robson Affonso.
A rota tem suma importância também para a região Oeste do Paraná, por que vai conectar ao novo asfalto que vai ligar ao Porto Índio, que desemboca no Porto Internacional de Santa Helena.

Camionete tombada nas estradas de barro para as quais se pede o asfalto (Divulgação)
Sobre a APASF
É a Associação de Produtores Agrícolas de São Francisco que atua principalmente nas regiões do Alto Paraná e Itauguá, no Paraguai. Suas atividades incluem a distribuição de insumos agrícolas, como fertilizantes e calcário, e a organização de reuniões e assembleias para o setor rural, além das reivindicações de melhorias na infraestrutura das estradas.

Associados da APASF em dia de solidariedade. (Mídias sociais).
Robson Affonso
Utilizando-se das redes sociais, o agricultor que é nascido no Paraguai, filho de brasileiros, não se cansa de lutar pelas causas de quem produz, sejam estes grandes agricultores, pequenos, médios, indigenas ou campesinos.
Robson Affonso é daquelas pessoas que não se conformam em ficar parado, principalmente quando o assunto é a luta por causa justas.
Assista também uma entrevista publicada em agosto, poucos dias antes de um tratoraço promovido pelo agricultor Robson Affonso, junto com a APASF:
Ações da APASF e o agricultor Robson Affonso (redes sociais)



Elder Boff/FE







