Edit Template
  • Início
  • /
  • Destaque
  • /
  • Perigo iminente leva Estado a fazer alerta para enfrentar síndrome gripal que está matando muita gente

Perigo iminente leva Estado a fazer alerta para enfrentar síndrome gripal que está matando muita gente

Beto Preto anuncia medidas para conter avanço das doenças respiratórias (Foto Alessandro Vieira/SESA)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde publicou na sexta-feira (6) uma resolução que alerta para o enfrentamento de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs).

O documento detalha as medidas que devem ser adotadas pelos municípios para prevenção e controle das doenças no Estado, como atendimento prioritário para pacientes com sintomas de SRAG e novas medidas para reforçar a vacinação em grupos prioritários.

A resolução também declara estado de alerta em saúde pública para o enfrentamento de SRAG, institui o Plano de Ação Estadual e determina a elaboração de planos de ação municipais. Ela tem validade de 90 dias. 

De acordo com os dados da Sesa, desde o início do ano foram confirmados 10.635 casos e 523 óbitos por SRAG hospitalizado no Paraná. Destes, 991 casos e 85 óbitos são de Influenza, sendo que dentre as mortes, apenas nove haviam se vacinado contra a gripe.

“Estamos com um momento de muita pressão nas vagas de leitos hospitalares, tanto de enfermaria quanto também de UTIs em todo o Estado, e com essa resolução de alerta instituímos o plano de ação para enfrentamento dessa síndrome respiratória aguda grave neste momento”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

TESTES RÁPIDOS E LEITOS

A Sesa iniciou o processo de aquisição de 100 mil testes rápidos do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) para detecção de Influenza A, B e Covid-19. O material terá um investimento de R$ 800 mil do Tesouro do Estado e será distribuído para os municípios com destinação para as unidades de pronto atendimento de hospitais e UBSs. 

O diagnóstico precoce possibilita um manejo clínico mais eficiente da doença. “Usar esse teste rápido do IBMP, que detecta influenza A, influenza B e também Covid, possibilita o profissional de saúde entrar antecipadamente com o esquema terapêutico com medicação do oseltamivir (tamiflu), auxiliando na recuperação dos pacientes”, acrescentou o secretário.

Leitos extras estão sendo abertos gradativamente e segundo um levantamento da Regulação de Leitos Estadual, o Paraná possui capacidade para abertura de, pelo menos, mais 200 leitos, sendo 50 de UTI e 150 de enfermaria. Neste momento a taxa de ocupação de leitos no Estado é de 88% de UTI e 62% de enfermaria, sendo 10% de UTI e 6% de enfermaria para casos de SRAG.

VACINAÇÃO 

A resolução também reforça a importância da vacinação contra a gripe influenza. Dados do Vacinômetro Nacional mostram que 2.462.215 vacinas foram aplicadas, com cobertura geral de 42,11% dentre os idosos, crianças e gestantes. Individualmente, a cobertura de idosos está em 46,03%, crianças com 33,74% e gestantes com 30,83%. A meta é atingir 90% de cada um dos públicos-alvo. O Paraná recebeu e distribuiu este ano 4.188.000 vacinas do Ministério da Saúde.

CIRCULAÇÃO VIRAL 

boletim que monitora a circulação viral , divulgado nesta sexta, também aponta que das amostras processadas recentemente pelo sistema Sentinela, 47,9% (1.267/2.643) tiveram resultados positivos para vírus respiratórios. Dos vírus identificados, 283 foram Influenza e 1.009 outros vírus respiratórios, sendo que 48 amostras apresentaram codetecção.

Além da Influenza, a Covid-19 também segue como ponto de atenção. Entre 29/12/2024 e 31/05/2025 foram notificados 14.600 casos e 94 óbitos de Covid-19 de residentes no Paraná. A incidência é de 125,9 casos a cada 100 mil habitantes e a taxa de mortalidade é de 0,81 óbitos a cada 100 mil habitantes.

Fonte Extra com inf. AEN
Fotos: Alessandro Vieira/SESA

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

  • All Post
  • Saúde e Bem-Estar
Edit Template

© 2024 Todos os Direitos Reservados a FONTE EXTRA
Desenvolvido com o por VRCLIC – Soluções Digitais 

Pressione ESC para sair

Temos um número de máximo de 30 caracteres para cada busca.