O partido pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o empréstimo de urnas eletrônicas, mas não conseguiu o número suficiente de máquinas para a eleição interna do partido no Brasil e nos municípios onde está organizado.
A contagem dos votos é manual e começou logo após o fechamento das urnas, às 17 horas deste domingo (6). Uma das agremiações partidárias mais organizadas do país, tem quase 3 milhões de filiados aptos a votar.
No Paraná, bem como em todos os estados e na grande maioria dos municípios brasileiros, como Santa Helena, também foi dia de votação.
O resultado oficial nacional deve sair até as 14h desta segunda-feira e provavelmente vai confirmar o candidato de Lula, Gleisi e do chamado núcleo duro do PT, Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara (SP). Edinho é ligado à ala Construindo Um Novo Brasil (CNB).
Também registram candidatura, Romênio Pereira, Rui Falcão ex-presidente do partido e Valter Pomar: ex-vice-presidente do PT.
No Paraná
O PT do Paraná teve a apuração dos votos do PED 2025 (Processo de Eleição Direta) foi retomada na manhã desta segunda-feira (7) e a disputa está acirradíssima.
A contagem chegou a 29,2% das urnas apuradas, contagem interrompida quando já era madrugada desta segunda-feira.
O deputado estadual Arilson Chiorato, candidato a reeleição e o deputado federal Zeca Dirceu, seu principal adversário, disputam palmo a palmo.
Até o encerramento da contagem, retomada nesta manhã, os números parciais mostravam uma pequena vantagem de Arilson, com 1.651 votos válidos, enquanto que Zeca Dirceu somava 1.535. Sem chances, apareciam Tadeu Veneri e Hermes Leão, com 306 e 126 votos, respectivamente.

Braulio e o deputado federal Zeca Dirceu em evento na câmara de Santa Helena em 2023 (arquivo)
Santa Helena
A chapa Santa Helena Unida, única inscrita na eleição local, confirmou a permanência de Braulio Furlanetto à frente do Partido dos Trabalhadores.
Os eleitores de Santa Helena, na disputa estadual, optaram em sua maioria, por votar em Zeca Dirceu, cerca de 80% e a nível nacional, a decisão foi por apoiar Edinho Silva com pelo menos 90% dos sufrágios petistas locais.
Ouça Braulio Furlanetto sobre a votação de ontem em áudio enviado a Elder Boff na manhã desta segunda:
Fonte Extra