Quando uma mulher viaja, principalmente sozinha, ainda corre muitos riscos de gracejos desnecessários, assédio moral e principalmente, sexual…
Por mais que campanhas sejam feitas constantemente, ainda há resquícios de abusos que acabam causando transtornos e estragando a viajem delas…
Por isso, a Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, (Adetur Cataratas e Caminhos) foi representada, nesta quarta-feira (24), em Foz do Iguaçu, na oficina do programa Viajantes + Seguras, promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu) em parceria com diversas instituições regionais e estaduais.
A iniciativa tem como finalidade fortalecer a segurança e o acolhimento de mulheres viajantes, especialmente aquelas que viajam sozinhas, por meio da capacitação de empreendedores, profissionais do setor turístico e gestores públicos.

O Marco das Três Fronteiras é um passeio imperdível, sempre vale uma passada pelo atrativo (Foto: Reprodução/Melhores Destinos)
Papel da Adetur
A santa-helenense Sandra Finkler, presidente da Adetur Cataratas e Caminhos, Sandra Finkler, participou do evento em Foz do Iguaçu e destacou positivamente a relevância do programa e o protagonismo da entidade na região. “Tivemos o prazer de estar no evento Viajantes + Seguras no Paraná, que visa prevenir a violência contra as mulheres. O programa prevê a concessão de um selo às empresas que cumprirem os protocolos estabelecidos. A Adetur será protagonista na região, responsável por disponibilizar os kits para adesão”, ressaltou.
Sandra Finkler também chama a atenção das empresas do segmento para estarem alinhadas às políticas propostas. “Convidamos os empresários do setor turístico a participarem das capacitações, disponíveis tanto na modalidade presencial quanto online, e a aderirem ao programa, garantindo um diferencial competitivo para seus negócios”, afirmou.

Sandra fala da receptividade ao projeto durante encontro do “Viajando + Seguras” (Foto: Lais Ribeiro/Adetur)
Referência
De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, a ação reafirma o compromisso do Paraná em consolidar-se como referência em hospitalidade e turismo inclusivo. “Investir na qualificação de profissionais é fundamental para transformar a experiência das turistas, fortalecer a economia local e promover uma cultura de respeito”, ressaltou.
O programa é desenvolvido de forma integrada com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Sebrae/PR, Visit Iguassu, Adetur Cataratas e Caminhos, Adetur Riquezas do Oeste, Visite Cascavel, além de secretarias municipais, conselhos e entidades representativas do setor.

Medida é ideia para todo o Estado( Parque Vila Velha/Viaje Paraná)
Fonte Extra com Assessoria







