No Porto Índio falta pouco para conclusão de via pavimentada. Na Sanga Funda, Porto de Itaipu Porã, necessidade é urgente de asfalto pois o movimento é intenso
O Porto Internacional de Santa Helena, destacado espaço do comércio exterior entre o Brasil e o Paraguai, terá funcionamento especial nas semanas do Natal e Ano Novo.
De acordo com a permissionária, que é a prefeitura de Santa Helena, publicado no Diário Oficial, até a terça-feira dia 23 de dezembro, expediente normal para a travessia.
No dia 24, quarta, véspera de Natal, o porto vai funcionar somente até às 13h, com a saída e chegada das últimas balsas.
Do dia 25 de dezembro, quinta (Natal) até o dia 28, domingo, fechado.

(Foto: Elder Boff/Fonte Extra)
Ano Novo
A mesmo esquema de funcionamento da Aduana Integrada Brasil Paraguai, será observado na semana do Ano Novo.
Dias 29 e 30, segunda e terça, funcionamento normal. Já no último dia do ano, somente até 13h.
Do dia 1 ao dia 4, quinta a domingo, sem expediente no Porto de Santa Helena, que volta a funcionar normalmente, na segunda, dia 5 de janeiro.

(Reprodução/monitoramento ACI)
Movimento
2025 deve bater todos os recordes de movimentação de cargas entre o Brasil e o Paraguai, tanto em valores, medidos em dólares, como em quantidade, calculada em toneladas.
Outro recorde que já está garantido, é o número de caminhões que se utilizaram do Porto Internacional de Santa Helena para o transporte de mercadorias, principalmente commodities, entre os dois países neste ano.
De acordo com dados oficiais da Receita Federal, em 2024, mais de 27 mil caminhões carregando produtos, a maioria do Paraguai para o Brasil, mas boa quantidade também de modo inverso, cruzaram pelas águas do Lago de Itaipu.
Em média, no ano passado, não circularam mais de 150 caminhões por dia e neste ano, até outubro passado, últimos dados que foram divulgados pela ACI, Área de Controle Integrado, foram mais de 200. Ou seja, outubro deste ano, teve em média, 50 caminhões a mais por dia do que no ano passado.
O mês de novembro, cujos relatórios ainda não saíram, deverá bater todos os recordes do porto em termos de movimentação de cargas e dezembro, não será diferente, conforme as previsões. Em vários dias no período recente, o número de caminhões chegou a 400/dia, causando até engarrafamento na área aduaneira.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura local, Joner Sassi, que aliás, foi caminhoneiro, a pedido do prefeito Dinho Maraskin, se dará agilidade aos processos necessários para a reorganização completa do porto e acessos, em razão da crescente demanda, ainda mais com ligação asfáltica entre o Porto Índio e a Rodovia PY07, prevista para ficar pronta em meados do próximo ano.

Outro asfalto no PY
Outra necessidade premente no lado paraguaio é o asfalto entre o Porto Sanga Funda/Itaipu Porã até San Lorenzo, ligando da mesma forma à antiga supercarretera, trecho de aproximadamente 50 km.
Agricultores e empresários se cotizaram, através de uma associação, presidida pelo santa-helenense Doacir Bianchet, residente há décadas naquele país, bancando o projeto, que recebe sinal positivo do governo federal através do MOPC, Ministério de Obras do Paraguai.
O movimento naquela região tem aumentado significativamente e o asfalto é preponderante para o desenvolvimento. A expectativa regional, é de que saia a autorização e de que a obra inicie em 2026.
O Porto Marangatu, que fica em frente a Pato Bragado, também reivindica asfalto até Nueva Esperanza (Troncal 4) e a expectativa é de que haja novidades para o próximo ano. Daquele local, balsas fariam a ligação com o Porto Internacional de Santa Helena.

Projeto do Porto Marangatu (Divulgação ANPP)

Aspecto geral do Porto Internacional de Santa Helena (Foto: Correio do Lago/Fonte Extra)
Leia também:
Porto de Santa Helena está abarrotado de caminhões com movimento muito acima do normal
Elder Boff/Fonte Extra
.







