Além de um benefício instituído pelo município, Santa Helena tem cada vez mais integrado os autistas à sociedade, que a exemplo do que acontece no mundo todo, o assunto deixou de ser um tabu.
São 120 portadores desta síndrome, que recebem uma compensação financeira de 800 reais por mês, paga pela prefeitura, lei aprovada na câmara. O programa é implementado pela Secretaria de Educação e Cultura da prefeitura local que viabiliza o benefício a 115 deles, que são alunos. Os demais, 5 adultos, recebem via Secretaria de Saúde.
Durante este mês, ações são desenvolvidas em Santa Helena a a respeito do tema com o Abril Azul, que foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo.

Donald Triplett: (Canal Autismo)
Primeiro autista
Donald Triplett, dos Estados Unidos, ficou conhecido como o primeiro caso de autismo diagnosticado. Ele nasceu em 1933, em Forest, Mississippi. Na década de 1940, Triplett foi apresentado por sua família ao psiquiatra Leo Kanner. Kanner citou Triplett em seu artigo seminal publicado em 1943 sobre autismo.
A maior parte do tempo, Donald se manteve sob cuidados da família e pouco reconhecido. Ele faleceu em meados de 2023, aos 89 anos de idade. Sua contribuição para a história do autismo começou a ser popularizada por um documentário e pelo livro Outra Sintonia: a história do autismo, publicado no Brasil em 2017, que pode ser adquirido através da Amazon ao custo menor do que 100 reais.
Outra sintonia reconstitui a história do autismo de forma humana e sensível, ajudando os leitores a compreenderem a questão em seu significado mais simples: como diferença, e não como deficiência.

Elon Musk: (Reprodução / U.S. Northern Command)
Famosos autistas
Nos últimos anos, diversos artistas do cinema, da música e de outros segmentos, tiveram seus diagnósticos tardios de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O tema tem ganhado mais visibilidade à medida que figuras públicas compartilham suas experiências, ajudando a desmistificar o autismo e mostrando a diversidade de perfis dentro do espectro.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a OMS, cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem o distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta a forma como o indivíduo se relaciona com o mundo ao seu redor.
Danilo Gentili, Leticia Sabatella, Anthony Hopkins, Elon Musk são exemplos que têm dado visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista ao compartilharem seus diagnósticos, ajudando a desmistificar o tema.
Fake
Um famoso que havia sido dado como autista, não é. Lionel Messi não é autista, e a informação de que ele foi diagnosticado com a síndrome de Asperger é falsa. A fake news surgiu em 2013 e tem circulado desde então.

Messi (Fifa/Reprodução/Twitter)
Fonte Extra com inf. Canal Autismo







