A primeira bebê do ano foi Íris Maria Almeida de Abreu Carvalho. Ela nasceu de cesariana, pesando 3,150kg e medindo 47 centímetros
A taxa de natalidade do município de Santa Helena no ano passado foi de 13,6%, o que corresponde a quase 14 nascimentos por grupo de mil pessoas, enquanto que no Paraná inteiro, foi de 12,9%, últimos dados divulgados pelo IBGE. No Brasil, a medição de 2024, foi de 12,6%.
Estes dados mostram que em Santa Helena nascem mais crianças do que a média paranaense e brasileira e quase literalmente uma por dia. Foram 368 nascimentos, 3 a mais que número de dias em 2025.
A grande maioria dos nascimentos no município, se deram no Hospital Beneficente Moacir Micheletto e os registros (quase todos) foram feitos no Cartório Camargo.
Houve um tempo, antes da gestão do ex-prefeito Evandro Grade, o Zado, que quase todos tinham que nascer em outras cidades, principalmente Entre Rios, pois não havia hospital conveniado com o SUS e a prefeitura.
Em 2026, o primeiro bebê nascido em Santa Helena no Micheletto, foi da mãe Tamires Luiza Almeida de Abreu deu à luz à Iris na tarde de sábado (3), às 18h23. Íris nasceu de cesariana, pesando 3,150kg e medindo 47 centímetros.



Momentos logo após a cesariana que deu luz à Iris no Hospital Micheletto em Santa Helena no dia 3 de janeiro. (Divulgação/
Elder Boff/FE







